Monday, July 30, 2012

Mudança de Hábito

Eu estou lendo o livro The Omnivore's Dilemma: A Natural History of Four Meals - Michael Pollan. Livro hiper interessante sobre a indústria e cultura alimentar no EUA.


Image from http://bookcoverarchive.com/book/the_omnivores_dilemma_a_natural_history_of_four_meals
Não terminei o livro ainda, mas já aprendi muita coisa!! Aprendi bastante sobre a indústria dos orgânicos, sobre como comprar orgânico. De acordo com o livro, a USDA criou alguns sistemas para que a idústria dos orgânicos se tornasse lucrativa, e com isso a qualidade dos orgânicos passou a ser questionável. O assunto é complexo, e super indico o livro.

Neste post, quero falar sobre o item que mais senti diferença na minha cozinha: a carne vermelha.

Já tinha algum tempo que eu havia passado a comprar carne orgânica aqui em casa, mas após ler este livro passei a comprar a carne de vacas que foram apenas alimentadas com grama (estou traduzindo grass, pq não lembro exatamente como chamamos o verde que a vaca come rsrs). A diferença das carnes é gritante!!

Quando a gente acostuma a comer só a carne das vacas alimentadas pelo "sistema", não sente muita diferença mas quando vc experimenta os três tipos em sequência: carne comum, orgânica e grass fed only, vc dificilmente conseguirá achar os outros dois tipos saboroso de verdade.

Sim, o preço da carne grass fed only é maior, mas vale muito a pena!! A carne é hiper macia e saborosa.

Marido no começo ficou me atormentando rsrsrs disse até que ia fazer eu parar de ler o livro hahaha Mas após experimentar a carne ele ficou sem argumentos rsrsrs O fato de não comermos carne vermelha todos os dias faz com que este hábito não nos custe muito mais no nosso orçamento final.

Estamos muito satisfeitos com os novos hábitos, além de termos uma carne mais saudável, ela é também muito mais saborosa!!!

Alguém já notou esta diferença? E quem não experimentou ainda, experimenta para me contar :)

Monday, July 23, 2012

Tiroteio no Colorado e a posse de Armas no EUA

Já falei deste assunto aqui, e à luz dos acontecimentos recentes, vou ser repititiva e falar dele novamente.

Imagino que todos estejam a par do que aconteceu na ultima sexta feira 20.07.12 no Colorado. Um rapaz, de 24 anos, invadiu um cinema com armas compradas legalmente, munições compradas legalmente, vestimenta militar comprada legalmente, e atirou em diversas pessoas. 12 pessoas morreram, e outras 58 ficaram feridas, sendo que destas muitas ainda estão em estado crítico.

O suspeito tinha consigo 4 armas. 3 foram usadas no massacre, e a outra estava no carro dos suspeito. As 3 armas eram:

AR 15
Image From http://www.tcdarmament.com/AP-9_Reciever_supply.html
2 Glocks .40
Image From http://www.lenaburgs.net/james/Guns/glock.htm
Junto com estas armas, do conforto da casa dele, o suspeito comprou 6.000 balas. Todas as transações consideradas comuns e legais, no âmbito estadual e federal.

Me desculpa, mas quem por aí consegue achar normal uma pessoa comprar estas armas e todas estas munições?? As pessoas podem usar o argumento que quiserem, mas não existe nenhuma lógica que apoie a conivência do sistema deste país para que massacres como o ocorrido na última sexta continuem acontecendo.

Li este artigo, que achei muito bacana e acho que expressa muito bem a realidade que a grande maioria continua negando.

O título do artigo já diz: "Guns Deaths: A Familiar American Experience" ou na versão tupiniquim produzida por mim :) Morte por armas: Uma familiar experiência americana.

O artigo fala exatamente sobre a quantidade de vezes que os norte americanos sofreram uma situação parecida com esta.

As pessoas que são pró-armas costumam citar alguns números, mas vamos aos que realmente importam:

- Os EUA ainda é o país em que se mata com armas de fogo em números assombrosos quando comparado com o resto da humanidade;
- O número de homicídios por arma de fogo no EUA é de 19.5% , quase 20 vezes mais alto que as 22 outras nações mais ricas do planeta combinadas;
- Entre os 23 países mais ricos, 80% de todas as mortes por arma de fogo são de americanos, e 87% de jovens mortos por arma de fogo são jovens norte-americanos (Todo mundo entende que em norte americano estou me referindo aos estados-unidense né?)

Estes são alguns números citados no artigo, mas para mim o número mais assustador é o de que 49% da população norte americana acredita ser mais importante proteger o direito de se carregar armas do que o de criar-se regras de controle de armamento.

Eu sei que quando uma pessoa está determinada a fazer o mal, ela o fará e conseguirá um jeito de arrumar armas. No entanto os números aqui são exorbitantes por conta da quantidade imensa de homicídios de oportunidade, como o do Travyon Martin.

Como comentei no outro post que falava de armas, ter uma arma de fogo dá ao portador a sensação de poder, e é mais do que senso comum de que a sensação de poder pode levar a atos horrendos.

O ator Jason Alexander (Seinfeld) também escreveu este texto ótimo em resposta à aqueles que o criticaram por ele ter dito não entender o pq a sociedade ainda apoiava a posse de arma. Vale a leitura!

O mais triste de tudo isso é que em alguns meses este tiroteio vai ser esquecido; os debates sobre as armas vão ser deixado de lado, até que um novo caso ocorra. Desta forma, continuaremos neste ciclo sem fim que a sociedade norte americana, em sua maioria, têm apoiado.

Wednesday, July 18, 2012

Impasse da vida moderna

Estes dias, estava conversando com alguns amigos sobre alguns dilemas que os avanços tecnológico trouxeram às nossas vidas, e resolvi trazer esta discussão para o blog.

Antes de entrar no tema da discussão, deixa eu colocar algumas explicações.

Na reprodução assistida, um método que vem sendo usado há anos com uma técnica super desenvolvida e com sucessos mais que comprovado, é a técnica de criopreservação de sêmem. De modo bem resumido, a criopreservação nada mais é que uma técnica de congelamento onde nos possibilta guardar o sêmen por décadas, e após o descongelamente vc têm  uma amostra com um bom número de espermatozóides que podem ser utilizados para que a paciente fique grávida.

Utiliza-se esta técnica em casos diversos. Pode-se recorrer à este método para a criopreservação de sêmen para doadores desconhecidos. Pelo mundo, existem vários banco de sêmen e pacientes que precisam de amostras de sêmen de terceiros, podem comprar qualquer amostra que eles desejarem baseando-se em perfis disponíveis sobre os doadores.

Um outro uso é para casais onde o marido viaja constantemente (aqui se utiliza bastante para casais onde o homem é militar) e não estará disponível no período em que a mulher fai realizar uma inseminação.

Outra possibilidade é para esportistas. Por exemplo, é recomendado aos ciclistas profissionais que congelem sêmen, pois o ato de ficar sentado na bicicleta + o shorts colado que mantém a área bem quente, causa problemas de fertilidade.

Uma outra aplicação bastante comum, é para pacientes que vão passar por quimioterapia e radioterapia. Estes dois processos estão altamente ligados à dimunuição ou perda total de fertilidade, e é em torno deste uso que a discussão girou.

Quando vc pensa no processo de congelamento de sêmen para pessoas do sexo masculino que estão passando por tratamento de câncer, automaticamente pensamos dos benefícios deste processo. Chega até a ser meio senso comum de que todos devam recorrer a esta possibilidade. Mas e quando este tratamento está sendo feito em uma criança de uns 10 anos? Além de vc jogar nesta família a bomba da doença e do tratamento,  vc também precisa discutir a fertilidade de uma criança de, talvez, 7 anos?

Como vc explica para um menino, que já está lidando com uma situação tão física e emocionalmente complexa, que ele precisa se preocupar também sobre os futuros filhos que ele nem sabe se um dia vai querer ter? Como vc explica, para esta criança, sobre os benefícios da criopreservação? Como abordar o processo de masturbação com uma criança de 10 anos ou menos?

Pode parecer algo fácil, simples de se decidir, mas eu vejo como algo extremamente complexo para se discutir com uma criança. Esta decisão é feita principalmente com os pais, pois são eles que tomam as decisões legais pela criança, e aí vêm a outra parte que acredito ser tão complexa quanto o ato de criopreservação em si. E se por algum motivo religioso, moral, ou qualquer um que seja os pais decidem por não congelar sêmen? É direito dos pais privarem a criança da possibilidade de ter filhos por algo que eles acreditam e que há a possibilidade de no futuro a criança não areditar?

Não estou julgando, apontando dedos, ou sendo contra o credo de ninguém, mas eu acho bastante válido questionar o quanto os direitos, mesmo que futuro desta criança estão sendo privados por uma escolha que não é necessariamente dela...

Díficil né? Bom, para mim é, Não consegui chegar a nenhuma conclusão sobre o que acho mais certo ou não. Ficamos horas discutindo a respeito em um jantar, e a grande verdade é que ninguém na mesa tinha um lado... Ficamos todos em um limbo, sem chegar em nenhuma conclusão... Alguém por aí já pensou sobre isso?

Definitivamente um dilema da vida moderna!

Monday, July 16, 2012

Mais um passo em direção a possível mudança...

Olha eu aqui outra vez, para falar sobre a possível mudança...

Finalmente finalizamos e aplicamos para o fellowship. Sim, faço uso do tempo verbal no plural, pq participei ativamente deste processo.

Quando marido estava aplicando para a residência médica, nós estávamos namorando, fiz algumas sugestões baseada apenas em ciadades, mas desta vez fui fundo na pesquisa. Pesquisei sobre o programa, detalhes do que o marido queria ou não, e ainda sobre a cidade. Com o schedule dele, achei muito mais fácil montar uma planilha no excel com as informações relevantes do que fazer ele olhar entre cada um dos programas. Sou nerótica, nunca neguei rsrs Fazer todas esta pesquisa, me fez sentir ter um certo controle da situção, participar de todo este processo me ajudou a manter a sanidade :)

Eu sinceramente sei muito pouco de como funciona o sistema para estudantes de medicina no Brasil. Não tenho muita informação de como funciona para aplicar para residência, nem exatamente como é para as especializaçõoes, por isso não vou ficar aqui fazendo comparações. O sistema daqui eu conheço beeeeeemmmmm direitinho, sou praticamente uma expert rsrsrs mas não vou ficar entrando em detalhes. Se alguém tiver alguma curiosidade, só deixar mensagem que respondo. O post mesmo é para falar sobre onde acabamos aplicando, e eu preciso focar rsrs.

Após uma pesquisa muito detalhada sobre os 61 programas disponíveis nos EUA para Pediatric Intensive Care Unit, marido e eu decidimos fazer entrevista em 8 lugares diferentes (que podemos desistir no meio do caminho).

Os nossos lugares são (sem nenhuma ordem de preferência):

- University of Colorado, Denver: Aurora, Colorado

- McGaw Medical Center of Northwestern University: Chicago, Illinois

- Children's Hospital/Boston Medical Center: Boston, Massachusetts

- University of Michigan: Ann Arbor, Michigan

- Vanderbilt University: Nashville, Texas

- University of Washington: Seattle, Washington

- University of Pittsburgh Medical Center: Pittsburgh, Pennsylvania

- Cincinnati Children's Hospital: Cincinnati, Ohio

Bastante diferente da minha lista inicial né? Isso pq no fim, o que pesa mais é realmente o programa. Marido está trabalhando e quer continuar trabalhando com dois segmentos de pesquisa, portanto, um programa onde ele possa continuar estas pesquisas é algo muito importante. O tamanho do programa (número de pacientes que eles admitem por ano) também era algo importante, pois ele não quer estar em um programa muito pequeno com pouca variedade de pacientes. Enfim, após olhar todos estes detalhes, levamos em consideração também que após os 3 anos de fellowship podemos mudar para onde quisermos, então alguns quesitos acabaram perdendo a importância, como o a escola para crianças.

Agora é esperar a temporada de entrevistas começar, a largada oficial foi dada!!

Thursday, July 12, 2012

Vida da Lua

Eu coloquei estas fotos no meu fb, e como não resisto a colocar fotos da Lua em todos os cantos rsrsrs Resolvi postar aqui tbm, do jeitinho que fiz no fb!

Nós temos uma pequena cahorra...



...que ocupa bastante espaço, e não é apenas em nossos corações :)



Ela tem uma almofada,



um carpete de pelo artificial,



uma cama confortável,



uma cama simples,



e uma casinha.



Aí vc pensa: Ela realmente precisa de tudo isso?



E eu te digo:


Eu não sei se ela precisa



de todas elas


mas ela usa



cada uma delas :)

Selinho da Monique e questionário da Érica

Ganhei selinho fofo da fofa da Monique.;-)

A regra é que eu preciso dizer o que é arte para mim.

Eu acho que arte é subjetividade, particularidade, emoção... Quando penso em arte penso em algo que me causa impacto, que jamais passará desapercebido e que deixará marcas :)  
Quero deixar o selinho aberto para todas da minha blogroll que queiram participar. Todos são blogs que causam impacto na minha vida!!


Aproveitando o espaço ;) A fofa da Érica deixou estas perguntinhas no blog dela, e sugeriu que eu respondesse. Então lá vai:

1) Onde compro minhas maquiagens? Não sou muito fã de maquiagem, compro pouco. Tem que ser de qualidade, então só compro após ler mil reviews online rsrs.

2) Para os cabelos:  Troco de shampoo e condicionador todos os meses. No momento estou usando Victoria Secret´s que marido me deu. Faço hidratação toda semana, também mudo o creme toda vez que o pote acaba. No momento estou usando um da linha da Morocann Oil. Também uso Agadir Argan Oil Hair treatment, sugestão da Eli.

3) Melhor tênis para caminhada? Tenho problemas no dois joelhos, então tênis para exercício só serve o Mizuno Wave

4) Melhor tocador de MP3 para caminhada? Uso meu telefone, mas estou pensando em comprar um iPod shuffle

5) Qual seu prato preferido? Eu sou do tipo que têm preferência de acordo com o meu temperamento do dia rsrsr

6) Sugestão de comida light para café da manhã e da tarde: De manhã eu como uma fatia do Whole Foods french brioche (momento gula) e um copo de shake de fibras, leite e frutas. De tarde geralmente ataco alguma fruta da estação.

7) Hidratantes para o corpo: Uso Aveeno e também algum da Bath and body works, pelo perfume.

8) Melhor lugar para comprar maquiagens pela internet: Depende da marca. MAC o próprio website eu acho bom, de resto Amazon.com

9) Melhor perfume: A maioria dos perfumes me causam enxaqueca, então uso o Incanto do Salvatore Ferragamo que por enquanto, meu corpo ainda não rejeita rsrs

10) Sonho de consumo pós emagrecimento: Não estou tentando emagrecer, mas preciso aprender a ser disciplinada com alimentação e exercícios.

11) Carne: Adoro!!

12) Salada: Gosto de praticamente todas as folhas.

13) Pimentão, abóbrinha, tomate, jiló, chuchu, cogumelos, couve e afins: Pimentão só se for picadinho e bem cozido. Amo abobrinha, até crua. Adoro tomate, mas não o suco da fruta. Jiló e chuchu, nem com reza brava rsrs Amo cogumelos, mas não pode ser em conserva. Legumes e verduras é comigo mesmo, são bem poucos os que não gosto.

14) Série de TV: Acompanho 22 séries de tv :) Sou viciada desde criança! Sim eu tenho vida rsrsrs Eu faço o download e vou assistindo conforme tenho tempo, então geralmente estou atrasada com todas as séries.

15) Melhor locadora de DVD`S: Aqui em casa nós temos o Amazon streaming e também gostamos de pegar filmes na Red Box.

16) Sonhos de consumo: Poder ter férias beeeeemmmm longas com marido e eu viajando sem estress.

17) O que te tira do sério: Gente melindrada; Gente que cria um mundo prórpio e mente descaradamente para fazer este mundo perfeito (no momento é isso, minha paciência é mutante rs)

18) Qual a sua religião: Sou Católica Apostólica Romana de nascência. Curiosa e inquisitiva por vocação. Tenho minha fé, e sigo aquilo que acredito, sem rótulos

19) Qual foi a última vez que você chorou e porque? Puzt, sou chorona rsrs Chorei no Domingo (09.07.12) assistindo vídeos na internet mostrando pessoas que receberam "As melhores notícias da vida delas".

20) Seu livro de cabeceira hoje: Estou lendo The Omnivore´s Dilema: A Natural History of Four Meals do Michael Pollan

21) Um momento especial da sua vida: São tantos... Minha formatura, o nascimento do meu sobrinho, o primeiro beijo entre eu e o marido, reencontro com os meus pais após 1 ano e meio sem vê-los... a lista vai ficar mto grande, então parei :)

22) Seu maior medo: O inevitável, a morte daqueles que amo.

23) Seu maior sonho: No momento é poder ter minha família passando férias aqui comigo

24) Uma pessoa na sua vida: Não dá para escolher uma só rs.

25) Algo que você gostaria de saber sobre mim. Érica, se vc pudesse escolher qualquer país do mundo para morar, qual seria o país??
Deixo as perguntas aberta para quem quiser participar da brincadeira 

Monday, July 9, 2012

É o nosso Aniversário de novo



Hoje completam dois anos que marido preparou a surpresa da minha vida, o pedido de casamento!!

Dois anos atrás, ele me levou para saltar de páraquedas e em uma faixa estendida no chão, veio o pedido para darmos um "step ahead" em nossas vidas.

Amanhã também é nosso aniversário de casamento, 7 meses!!

Estes anos que estamos juntos e os 7 meses de casados, vieram recheados de desafios!! Desafios estes que enfrentamos juntos, e que só nos fortaleceram como casal, mesmo que na época que eles aconteciam eu não tinha esta certeza.

Sei que estes desafios não acabaram, e que ainda temos muitos outros pelo nosso caminho. Pois a idéia é ficarmos velhinhos um do lado do outro :-).

Os desafios não me assustam, mas a possibilidade de ter que enfrentá-los sozinha sim, por isso agradeço cada dia o fato de ter encontrado um companheiro, e não apenas um marido!!

As divergências de opiniões fazem parte do nosso dia a dias, assim como as risadas e a cumplicidade. Estamos longe de sermos o casal perfeito, àqueles de comercial de margarina, mas somos felizes e nos fazemos felizes, e esta é a realidade que importa!!

Amo cada dia ao lado do marido e da Lua!! Amo nossas vidas, com todas as imperfeições que nela existem!!

Amo vc Babes, com todas as células do meu corpo, e minha alma!! Parabéns para nós :-)

Wednesday, July 4, 2012

Emocionante

Fuçando na internet encontrei esta reportagem que me fez chorar um montão (tudo bem, não sou referência, eu choro com tudo).

http://www.pawnation.com/2012/07/02/injured-dog-planned-to-be-euthanized-is-healed-and-reunited-with/#page=1

A reportagem é de uma família, cujo o cachorro sofreu um acidente no jardim. Com o cimento molhado, o cachorro escorregou e acabou perfurando o peito com uma lança.

Os donos do cachorro o levaram ao veterinário, e o preço para ajudar o animal era muito além do que eles podiam pagar. Eles então decidiram tentar cuidar do animal em casa. Sem sucesso, eles tiveram que tomar a difícil decisão de sacrificar o pobre do animal.

O dono o levou em um abrigo de animais na cidade natal dele, para realizar o sacríficio (geralmente, estes abrigos nos EUA prestam serviços para animais abandonados, e depois que estes estão saudáveis, eles são colocados para adoção. Em caso de animais que precisam ser eutanaziados, eles o fazem de graça).

Enfim, antes que o cachorro fosse levado pelos funcionários, o dono se despediu do animal. Chorando, ele se desculpou com a cadela por ele ser muito pobre para cuidar dela, e também pediu perdão! (Fala se o coração não fica apertado?!).

Ele foi embora, devastado!! A família também ficou devastada! Após duas semanas, quando a família ainda estava tentando seguir em frente com a vida sem o cachorrinho querido, o abrigo ligou para eles para avisar que eles haviam conseguido salvar a cadela, e que eles deveriam ir buscá-la!!

Os funcionários do abrigo ficaram tão tocados com a situação da família, que reuniram os esforços deles para salvar a cachorrinha, e no final deu certo!! No vídeo eles mostram o reencontro dos donos com a cachorra, e é possível ver a felicidade do reencontro, de ambos os lados. A veterinária do abrigo inclusive comenta, que a família sempre teve todos os cuidados com a cachorra, ela estava com todas as vacinas em dia e perfeitamente saudável!! Os donos são pais hiper responsáveis!!

O acidente foi uma grande fatalidade, que teve um final feliz, mas quantas pessoas não têm um final como este?? É então que volto na mesma tecla, insurance pode fazer uma grande diferença em situações como esta!!


Monday, July 2, 2012

54th Target Firework

Como já comentei por aqui diversas vezes, o schedule do marido é algo bem complicadinho. Nossos horários, muitas vezes, não casam de jeito maneira. Então, quando surge a possibilidade de algumas horinhas para nós, a gente aproveita nem que seja em plena Segunda-feira hehehe

Na última Segunda-feira (25.6.12) aconteceu por estas bandas o 54th Target Fireworks. Este é um evento que eu ainda não entendi muito bem hahahahaha Mas que foi bonito para danar rsrs

Michigan está do ladinho do Canadá, e quando falo do ladinho, é do ladinho mesmo :)

Image from Google images. Se clicar na foto ela ficar maior

O Target Fireworks é um show de fogos de artifício que acontece, simultaneamente, em Detroit-EUA e Windsor-Canadá. Estas duas cidades são separadas pelo Detroit River, então, na última segunda feira do mês de junho elas fazem este show, que celebra o 1 de Julho Canadense e o 4 de Julho Norte Americano (não entendo o pq da última segunda de Junho, e não achei nada no wikipédia que explicasse decentemente, então se rolar uma curiosidade para ver o que eles falam, é só pesquisar sobre o freedom firework :-).

Gente, me senti no Brasil, na praia, em pleno ano novo. Só faltou todo mundo de branco e a areia no pé rsrs. O show foi lindo, e começou as 22:06 e acabou as 22:36. Foram 30 minutos de muitos fogos de artifício nos formatos mais variados. Sem sombra de dúvidas, a queima mais bonita que já presenciei. O Target Firework é considerado uma das maiores queimas de fogos do mundo!!

Era um Segunda-feira, e tinha um mar de gente em Detroit, sério, estava lotado do tipo festa de ano novo na praia mesmo!!! Foi impressionante.

Essa foi a primeira queima de fogos que eu e marido assistimos juntos :0. Nestes anos que estamos juntos, ele sempre esteve de plantão na noite de Ano Novo, e em Ann Arbor, fogos de artifício são proibido. Por conta disso, não há queima no 4 de julho :0 Novamente, por conta do trabalho, nunca viajamos, e sempre ficamos vendo fogos de artifício pela tv rsrs

Posso dizer que nossa "primeira" queima foi realmente em grande estilo!! Na Terça fomos trabalhar se sentindo só o pó da rabiola rsrsrs Não importa, o show foi lindo, e já combinamos que ano que vem vamos nos virar no 30 para ir de novo, só que do lado Canadense ;)

 Claro que como cinegrafista, sou uma ótima biomédica rsrsrs Além de que fiz a filmagem do meu telefone, mas dá para ter uma idéia do que foi!!