Detalhes do Grande Dia

Já que hoje completo 2 meses de casada :), vou falar um pouquinho mais sobre alguns detalhes do grande dia

Eu ainda quero escrever posts sobre o que aconteceu no casamento, detalhe por detalhe rsrs, mas como as fotos oficiais estão a caminho hihi, estou esperando as benditas para escrever com ilustração!!

Mas o detalhe que vou falar não precisa de fotos caprichadas hehehe Os assentos marcados na recepção.

Sei que isto não é um hábito no Brasil, e lembro que li em vários blogs noivinhas debatendo sobre isso, e o quanto era bom ou não para festa, mas acho algo super importante.

Vou falar da minha experiência, que foi extremamente positiva.

A nossa festa não foi para um número grande de convidados, foram 120 pessoas, incluindo as crianças, e o precesso de organizar as mesas foi algo bem simples.

Nenhum dos meus convidados reclamou, e a equipe de assessoria estava lá para indicar aos convidados onde cada mesa estava localizada. Com isso, na minha opinião, a festa ficou mais organizada, e ninguém acabou sentando em uma mesa em que se sentisse deslocado. Sim, havia alguns convidados que não conheciam outras pessoas na festa, mas com o assentos marcado, organizei para que estas pessoas se sentassem com outras que tinha algum tipo de assunto em comum, assim aquela pessoa não se sentiria deslocada.

Outro fator que colaborou foi o RSVP eficiente. Muitas pessoas confirmaram presença pelo website, e aquelas que não confirmaram, entramos em contato para que elas confirmassem. No próprio website informamos que haveria uma lista de convidados, por isso aqueles que não estivssem com o nome confirmado na nossa lista, não poderia entrar na recepção. Sei que é algo meio grosseiro de se dizer, mas infelizmente, não é um costume brasileiro confirmar presença, então precisei forçar um pouquinho. Além de não ser comum confirmar presença, no Brasil é mto comum as pessoas levarem terceiros que não estavam na lista de convidados. Acho este costume extremamente deselegante.

Acredito que se vc quer levar um plus 1 que os donos da festa não convidaram, vc precisa conversar com eles, para ter certeza que não será um problema, e se os donos disserem não, vc precisa enteder os motivos. Todos sabemos que uma festa é algo muito caro, então acho que todos os convidados deveriam ter o bom senso, e antes de decidir pelo plus 1, ver qual a real finalidade da pessoa no evento.

Tive sim pessoas que foram adicionadas por outros convidados, mas todos vieram conversar comigo e entendi o motivo do plus 1, sem nenhum problema. Também falei não para outros, e acho que as pessoas entenderam, e se não entederam, sinto mto, mas foram pedidos absurdos. Sabe aquela coisa da filha(o) adolescente querer levar um (a) amigo(a)? Me desculpem, mas o convite é para a família! 

Ok, podem me chamar de bruxa ou o que quiserem, mas sou chata mesmo! Queria uma festa para celebrar com quem gosto muito e que faz parte da minha vida, por isso marido e eu fizemos uma lista restrita. Acreditem, não convidei pessoas da família; primos, tios e tias que são distantes e que só vemos em funeral ou casamento.  Marido e eu já havíamos decidido que nosso casamento não seria deste tipo de evento, onde convidaríamos pessoas que não tinhamos nenhum contato só para sermos educados. Não acho falta de educação não convidar o mundo, para mim, falta de educação são pessoas que não estão nem aí para vc acharem que devem ser convidadas para o seu casamento, afinal, elas são parte da família, ou são vizinhos que te viram crescer, mas nunca, nunca mesmo te perguntaram se vc precisava de ajuda com alguma coisa durante sua vida toda. Tá bom que vou gastar dinheiro com estas pessoas!! (Revolta mode on rsrsrs)

Meu lema foi "Quero servir bem àqueles que amo", por isso fiquei com uma festa menor mas onde pude investir mais por convidado. Entendam, não critico quem prefere a festa maior, mas para mim não é algo que fazia sentido. Sempre fui bem restrita sobre quem me cerca, e não havia nenhum motivo para agir diferente no dia do casamento.

Para marcar os lugares, usamos Tsurus que eu mesma confecionei :) nas cores amarela e roxa. Os Tsurus, na tradição japonesa são considerados como o Pássaro da Felicidade, e com o marido japonês, achei uma boa forma de incluir parte da cultura dele no casamento.
From http://noivamuitoneurotica.com/
Para numerar as mesas, compramos pela internet porta retrato feito de arame, e encontramos um lugar que fazia cartões personalizados. O resultado final ficou bem legal, e foi super baratinho!!  Fiquei super orgulhosa dos meus lugares marcados, e indico para qualquer um que estiver organizando uma festa!!!

From Arquivo Pessoal

Comments

  1. Aline, concordo com voce totalmente. Acho deselegante levar terceiros sem conversar com quem ta dando a festa, e tudo tao caro ne, alias eu acho deselegante querer levar alguem sem a necessidade dessa outra pessoa ir. No Brasil infelizmente nao tem esse costume de confirmar presenca, eu acho super interessante porque se alguem nao pode ir, ja avisa logo e entao a gente sabe que nao vai precisar contar com aquela pessoa, ou entao pode chamar outra no lugar que talvez ficasse de fora por conta do orcamento/tamanho da festa. Enfim, sua ideia foi otima, suas mesas marcadas ficaram lindas e foram um detalhe a mais no charme que ficou seu casamento.
    Beijinhos

    ReplyDelete
  2. Sei que no Brasil a gente fica cheio de dedinhos pra não machucar o sentimento alheio, mas eu concordo plenamente contigo! Eu venho de família grande e sei que se fosse casar no Brasil (casei em San Francisco) iria ter a tremenda dor de cabeça de fazer lista de convidado.
    Gostei da sua abordagem do assunto, não acho falta de educação o que você fez, foi o melhor para você e o seu marido.
    Fico no aguardo das fotos do seu casamento!

    ReplyDelete
  3. Eu queria marcar lugares por conta dos vários casais de amigos que não conhecem ninguém, mas ouvi tanta reclamação aqui em casa que desisti, viu? =/
    No dia eu arrasto todo mundo pra pista de dança e fica tudo certo! ^^

    Beijos!!!

    ReplyDelete
  4. Nossa, você é bastante organizada e prática. Acho isso tudo!!! As vezes ficamos nervosas com esse tipo de evento (normal, claro) e acabamos metendo os pés pelas mãos.
    O que mais gostei foi o fato de convidar somente quem é importante! Na minha formatura meu pai quis convidar toda a família DELE. Com isso não pude convidar quase nenhum amigo e claaaaro, que a maioria não foi... Lição aprendida!!! bjs

    ReplyDelete
  5. Aline, pára TUDO! Concordei contigo, ó!
    Sinto a mesma coisa. Acho GROTESCAS as pessoas q levam gente a mais, sem avisar, a casamentos, festas de 15 anos, ou qlq evento.
    Sabe, já presenciei pessoas pedindo exibível pra convidados tipo: "Tu recebeu qnts? Vai sobrar? Quero levar um amigo". Como assim? O exibível é intransferível. Isso é falta de ética e respeito.

    Mal posso esperar p ver as fotos do casamento.
    Divide logo com a gente!

    Beijos grandes
    xoxo

    ReplyDelete
  6. Concordo plenamente com tudo Aline. Eu ja tinha esse pensamento e revolta contra "terceiros" e no meu caso "segundos" tb haha, quando eu tinha 14 anos!!! Meus pais queriam fazer uma feste de 15 anos pra mim e eu bati o peh dizendo que nao queria!! Que o dinheiro que eles iriam gastar com uma festa pros outros trazerem "bicoes" (como chamamos em Sao Paulo) comerem e ainda sairem reclamando eu preferiria que eles usassem o dinheiro pra me dar algo que eu quisesse, na epoca era uma jog (aquelas motos que pareciam vespas) que eu tava doida por uma (e na epoca ainda nao tinha a lei de transito e adolescentes podiam pilotar jogs. Mas eles queriam dar a festa de qualquer jeito. Acabei deixando por eles. Mas juro que soh passei raiva. Tinha gente lah que eu nunca tinha nem visto!!!!! Primo de quem foi convidado, mais a namorada do tal primo do convidado, mas a irma da namorada e assim vai. Eu fiquei louca. Odiei. Quando Bryan e eu pensamos em ter uma cerimonia aqui, e fui pesquisar precos e tal, eu jah fui falando pra ele que queria uma lista pequena. Soh pessoas mais proximas mesmo, soh fazia questao do meu pai, mae e irmao e mais ninguem da minha familia haha. E a do Bryan tb soh os mais proximos. Mas a avoh do Bryan jah comecou dizendo que a gente tinha que "pelo menos mandar um convite, mesmo que eles nao venham, mas que eh de bom tom" mandar convite para os irmaos dela e do avo dele que moram em outros Estados que nunca vimos na vida, que nao sao presentes, soh porque ela mantem contato com eles ainda e conta sempre como vai os netos dela... sabe umas coisas assim nada a ver??? Vai que de repente esse povo resolve vir no casamento porque sera uma oportunidade de eles virem ver a avoh e o avo do Bryan??? Quem vai pagar o lugar desse povo na minha festa???? Eu falei pra voh, se a senhora pagar a festa, pode convidar quem a senhora quiser!!!!!! hahahaahahahahah Mas no fim, eu e Bryan desistimos porque mesmo convidando soh quem a gente queria (que ficou em torno de 80 pessoas) ira acabar custando muito dinheiro. Entao decidimos adiar... ele ainda quer fazer algo um dia, eu nao. Ja to casada ha anos mesmo, quero logo eh partir paras as proximas fases. Jah compramos nossa casinha, agora quero filhos. Eu ateh penso as vezes em fazer pros meus pais sabe, pra eles terem essa oportunidade de ver a filha casando e tal. Mas meus pais mesmo (hoje eles pensam como eu- acho que aprenderam depois de ter gastado uma nota preta com minha festa de 15 anos haha) eles hoje dizem que nao precisa de festa pra casamento mesmo nao. Eles sao como eu, gastar dinheiro com os outros pra que??? hahahah Eu acho lindo festa de casamento, e eu gostaria de ter tido. Mas como nao pudemos, agora que eh tarde demais eu acharia um desperdicil de dinheiro e dor de cabeca a toa. Mas no caso de voces, fizeram certo, fizeram na ordem certa, entao vale a pena!

    ReplyDelete
  7. Amei tudo, quer lindo!!!!!!!!!!!! Menina, 2 meses já? O tempo voa!!!!!!! Vc está certíssima, é péssimo quando as pessoas levam gente a mais, que não foram convidadas, e pior que nem conhecem os donos da festa, isso acontece e muito, aff!!
    Não vejo a hora de ver mais fotos do seu grande dia!!! =D
    Beijo!

    ReplyDelete
  8. Aline, concordo com voce... Minha irma se casou em Outubro de 2010, inclusive com a cor da decoracao amarelo e roxo, achamos super diferente, porque nao eh comum. Adorei seus detalhes, sao eles que dao charme a festa.

    Apos o casamento da minha irma (pra 250 pessoas) disse pros meus pais que minha festa de casamento sera pra 20 pessoas, hahahahah... Afffff, da muito trabalho e haja $$
    Se eu me casar aqui nos EUA isso sera mais que possivel, heheheh...

    Aguardo o post com as fotos oficiais!!! Adoro fotos de casamento, estou curiosa pra ver o seu :)

    Beijosss

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular posts from this blog

O Doído Adeus

Eu e o conceito de limpeza nos EUA

Dormir não é uma arte que domino