Existe esperança?

Este post está no meu rascunho faz uma vida. O assunto sobre a explosão das bombas em Boston quase não aparece mais na mídia, mas eu acredito que o significado da minha indignação continua o mesmo. Aviso aos navegantes: o post é longo!

Eu não sou santa, nem tenho vocação para a santidade! Eu tenho raiva, eu tenho pré-conceitos, sou cabeça dura... Eu tenho milhões de defeitos!! Quem quiser é só perguntar para o marido que ele confirma rsrsrs No entanto, eu tento ser uma pessoa melhor. Tento mesmo fazer e agir de forma coerente e responsável. Procuro viver o que "prego" e acredito que tenho melhorado muito neste quesito!! Estou crescendo e me livrando de pré-conceitos. Mesmo quando discordo de alguém, eu mantenho minha educação e tento expor minha opinião sem ofender, nem sempre tenho sucesso. Eu aprendi que devemos sim falar o que pensamos, mas precisamos pensar de verdade antes de falar e não vomitar um monte de coisa que nem sempre condiz com a forma que de fato agimos.

Bom, tudo isso para falar sobre a minha indignação com a forma que a mídia e muitas pessoas estão lidando com o caso do ataque em Boston. O que os dois criminosos fizeram foi horrendo e o irmão que está vivo deve ser julgado pela atrocidade que cometeu, mas acho que em momentos assim as pessoas perdem um pouco da sanidade e se permitem mostrar uma face que é incrivelmente monstruosa (por isso que no meu post sobre religião falei sobre a minha falta de fé na raça humana).

O que me incomoda?! Muitas coisas rsrs mas quero falar do grande foco que dão à nacionalidade dos dois indíviduos, quando na verdade, eu acredito que a principal questão aqui é pq tantos jovens, principalmente na América do Norte, cometem tantos crimes hediondos?!

Antes de eles serem imigrantes, estes dois criminosos são seres humanos. O irmão mais novo então, passou mais da metade de sua vida no EUA. Então me incomoda muito o fato que todo mundo xinga e grita sobre eles serem estrangeiros. O principal foco é que a América abriu as portas de uma vida perfeita, e estes dois estrangeiros ingratos retribuiram com ódio. Como se a pessoa ruim deixasse de ser ruim por mudar de país, ou só quem comete uma atrocidade assim no USA é estrangeiro.

Se ser estraneiro é um fator contudente para estes dois, como que se explica Adam Lanza que tirou a vida de 27 pessoas, sendo 20 crianças de 6 anos de idade?! Ou então sobre James Holmes que matou 12 no cinema?! Ou se é para se ater a ataques com bombas, falemos então de Terry Nichols e Timothy McVeigh que mataram 168 pessoas em um ataque em Oklahoma City. Ou então Eric Rudolph em Atlanta que matou 2 pessoas e feriu 111... Sabe o que todos estes têm em comum?! Não é o fato deles serem estrangeiros, mas sim que eles todos estes HOMENS estavam entre 18-35 anos de idade quanto cometeram os crimes! There is a pattern here!

Pq a forma que os irmãos Tsarnaevs são tratados é questionada? Eles não merecem ser tratados de acordo com a justiça americana, quando todos os outros criminosos que citei podem? De acordo com muitos, não. O irmão que foi morto pela polícia não pode ser enterrado e o que está vivo merece ser deportado, não vamos esquecer que como ele é cidadão americano ele deve ser banido do país, e não deportado. Por eles não terem nascido em solo americano, eles não merecem ser tratados da mesma forma que os outros criminosos? E digo mais, mesmo se eles tivessem nascido em solo americano, as pessoas se apegariam ao fato de que os pais deles não são americanos e sim de países "que geram terroristas."

E aí, discursos ufanistas como o desta senhora que está intitulada como Judge me incomodam. Eles me incomodam mto, pq é sem foco, sem coerência, sem consistência e cheio de argumentos impertinentes ao caso. Eu fico aqui desejando que o título dela fosse imaginário, pq na minha opinião, ter uma juíza com este discurso representando a justiça americana é uma vergonha!

E sabe o que discursos como este geram?! Situações como esta!!
O vídeo em si mostra atores encenando a situação para ver a reação das pessoas, mas a consultora que os ajudou com o vídeo viveu situações similares.

Acho muito errado esta sede de vingança que é tão difundida e apoiada. Acho errado essa discriminação justificada (para eles) que se prega após um ato como este. E acho muito errado esta coisa de "olho por olho, dente por dente!" E se tem alguém que acha que eu penso assim pq nunca vivi algum tipo de crime violento, só posso dizer que vc não conhece a minha história e não conhece a história da minha família. Não sou santa, mas não vou mesmo me igualar ao criminoso, quero ser justa e coerente. Não acredito que ter sofrido algo me dá o direito de agir como um monstro. (Para esclarecer, legítima defesa é muito diferente de vingança)

E acima de tudo, não concordo com "dois pesos duas medidas" como está ocorrendo com os criminosos que citei. Não me recordo de ter lido nada à respeito de manifestações de ódio quando o corpo do Lanza estava no funeral house. Não importa quem cometeu o crime, todos os criminosos merecem o mesmo tratamento. E quero deixar bem claro que não acho que eles devam ser tratados com regalias, não é isso. Só acho que eles devem ser tratados da mesma forma!
Não está certo ser monstro pq foram monstruosos com a gente, não existe passe livre para isso não. Em momentos como este é que conhecemos o verdadeiro eu das pessoas e olha, é um eu muito feio!

Comments

  1. Americanos são os maiores hipócritas do mundo. Nação mais preconceituosa. Se os caras são estrangeiros da parte do Oriente, fode então... a pessoa terá conexões com a Al Qaeda inventada pela polícia americana. Mas enfim, ainda que depois da crise os americanos ficaram um pouco mais humildes, mas é aquela coisa. Caráter não muda e eles vão sempre discriminar um estrangeiro.

    Kisu!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sabe, Bah, eu nem acho que os Americanos são assim tão diferentes do resto do mundo não. Acho que ser humano é mto hipócrita e pré-conceituoso, e só esperam a oportunidade para exercer esta hipocrisia e pré-conceito com mais apoio. A Luana (do Murph) recentemente escreveu um post que falava exatamente de um pré-conceito e hipocrisia mto parecido que ela viu ocorrer lá no trabalho dela. Quando a crise econômica estourou na Europa, os estrangeiros tbm viraram target público. No Brasil, como imigração não é tão grande, o povo vira para migração. Por exemplo, tudo de errado em SP é por conta dos migrantes nordestino! Acho que essencialmente, ser humano é discriminatório. Eu teria mais esperança se fosse um problema Americano, mas infelizmente eu não acho que é um problema só daqui não :(

      Delete
    2. Verdade Aline. Hipocrisia nao eh apenas um problema Americano. Isso acontece muito com outros povos tb. Vejo muito isso acontecer no Brasil tb.

      Delete
  2. Aline que incrivel esse teu post porque vc conseguiu colocar em palavras exatamente o que eu pensei acompanhando os acontecimentos pos-Boston. Tambem sou totalmente contra dois pesos duas medidas! Beijos!

    ReplyDelete
  3. As pessoas gostam de arrumar um bode expiatorio para os problemas, especialmente os complexos. Assim como no caso do atentado terrorista desses irmaos e da crise da Europa e mais facil colocar a culpa no estrangeiro do que estudar profundamente os problemas reais das situacoes. Se bem que no caso desses irmaos eu acho que por conta dessa lei da reforma imigratoria que estao tentando passar e como alguns canais de TV`s e pessoas publicas se posicionam claramente contra, focam bastante nesse aspecto da imigracao deles pra ficar velado a ideia do problema que essa lei vai causar e que isso pode ser mais comum. Sei la pode ser so uma teoria doida minha mas como ninguem da ponto sem no por aqui acho que tem alguma coisa a ver.
    Beijinhos

    ReplyDelete
  4. Aline, eu nem tenho televisao em casa, entao to meio por fora. Mas concordo plenamente com voce com relacao a isso. Nao eh porque e eh estrangeiro que tem que ter tratamento pior ou melhor. Eles eram (e o que esta vivo eh) cidadaos Americanos, entao devem ser julgados como tais, acredito eu, independente de onde vieram. A nao ser que...eles tenham ou tivessem algum tipo de ligacao com algum terrorista do pais original deles, aih sim acho que o crime e eles deveriam ser investigados mais a fundo e o punishment seguisse os que terroristas. Mas se nao houve ligacao nenhuma com alguem de la pra fazer terrorismo, acho que o ato deles nao eh nada diferente do que os que os Americanos natos que cometeram outros crimes (como os que voce citou).
    Gostei do post!! Adoro ouvir/ler suas opinioes!!

    ReplyDelete
  5. Aline,
    Gostei muito do post!
    Sobre o incidente, muito disso também é exploracao que a midia faz sobre a catastrofe na vida de inocentes. Algo é usado para manipulacao de opiniao e as vezes as coisas nem sao assim como divulgado...
    Tive problemas como o meu blog e nao consegui resolver, por isso estou construindo um blog novo
    http://odiariodaengenheira2.blogspot.de/
    esse vai ter um estilo um pouco diferente....
    bjsss

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular posts from this blog

O Doído Adeus

Eu e o conceito de limpeza nos EUA

Dormir não é uma arte que domino