Tem dias que a saudade fica mais apertada

Uma das minhas melhores amigas no Brasil recentemente teve filhos. Isso mesmo, filhoS no plural, ela e o marido tiveram gêmeos. A felicidade e emoção de acompanhar mais esta fase na vida dela, conciliada com esta distância física que nos separa, faz com que a nostalgia e a saudade batam forte por aqui. Então, a gente usa a eterna ferramenta da escrita para exorcizar este sentimento todo que nos arremete em momentos tão únicos. 

Eu já escrevi dela por aqui no blog e assim como foi no post antigo, não consigo falar de S. sem falar de L. As duas chegaram na minha vida em contextos diferentes mas na mesma época. S. era minha vizinha de rua, mas só viramos amigas quando nos encontramos na praia :-). Eu e L. nos conhecemos na escola, no meu primeiro dia de aula na primeira série. A vida escolar nos tornou um trio que foi muito além da sala de aula e corredores da escola. Estudamos juntas até o fim do Ensino Fundamental. Fizemos Ensino Médio em instituições diferentes, faculdades em cursos diferentes e instituições diferentes e hoje eu estou em outro país, mas nada disso mudou a amizade que construímos em bases bem sólidas, 27 anos atrás. E olha que um bocado de gente achou que nossa amizade não "vingaria,"principalmente quando me mudei de país, acho que de certa forma, até nós ficamos em dúvida. Não somos aquelas amigas que sentam e fazem pactos e juras de amizade eterna rsrs a solidez de nossa amizade dá conta disso sem grandes atos. 

Somos daquelas amigas que falam o que tem que falar porque sabemos exatamente o valor que se tem nesta sinceridade. Já brigamos, mas nunca nos separamos rsrsrs Sei que posso contar com elas para absolutamente tudo na minha vida!! Somos opostas em milhões de coisas, somos iguais em tantas outras! Elas me conhecem como nem o marido me conhece. Elas conhecem cada detalhe do meu passado, sabem das minhas chatices, me falam o que eu preciso ouvir no momento que preciso ouvir, ou simplesmente me escutam, quando sabem que é tudo que eu preciso. Conhecem cada manha, cada sonho... Tudo... segredos que nem minha família conhece... 

Viajamos juntas, fizemos "Sobrevivência na Selva" juntas, passamos incontáveis tardes comendo um monte de porcarias e assistindo filmes de terror juntas... Muitas outras, conversando sobre assuntos existencialistas, ou meninos, ou animais... As confidências, todas as "primeiras vezes," estávamos sempre lá para rirmos, chorarmos ou xingarmos, juntas! Elas sempre estiveram do meu lado, e eu sempre estive do delas, mesmo que nem sempre fisicamente.

Não importa quantos amigos passaram e chegaram em nossas vidas, devido aos caminhos que seguimos, já nem temos tantos amigos em comum mais, mas nós três sabemos que a nossa amizade é estável. Assim como minhas irmãs nunca vão deixar de ser minhas irmãs, estas duas nunca vão deixar de ser parte essencial da minha vida!

Todas as vezes que vou ao Brasil, as duas mudam completamente suas vidas apenas para me acomodarem em suas agendas. Se desdobram em mil. Quantas pessoas vocês conhecem que gastariam dinheiro para turistar em Michigan? Pois é, é preciso ter todo um apelo emocional muito grande para alguém gastar uma nota e escolher Michigan como destino de férias saindo do Brasil rsrs Obviamente que as duas já o fizeram, apenas para passarmos tempo juntas. Elas podiam ter ido para NYC, Califórnia ou qualquer outra cidade turística por aqui, mas não, elas foram me ver em Ann Arbor.

Queria muito mesmo estar no Brasil neste momento, conhecer a nova duplinha que chegou, abraçar os novos pais que nasceram, sentar a bunda e reclamar do mundo para as duas, rir de doer a barriga das merdas que falamos, dar bronca onde achar que merece bronca, encher de orgulho dos milhões de coisas que conquistamos neste tempo que estamos sem nos ver. Enfim, tapamos o buraco como dá com o advento da internet rsrsrs mas a falta da presença física tem dia que fica bem mais apertada.

Comments

  1. <3
    Tenho amigas assim também, desde o começo da vida. Sei bem a saudade que dá, a nostalgia. É tão bonito, né?! Me sinto sortuda, e você também é!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Somos bem sortudas mesmo, Gabi! E que delícia poder ter estas pessoas em nossas vidas né? Bjs

      Delete
  2. Aline, me vi nesse seu post. No meu caso, e apenas uma amiga e nós, na verdade, nunca moramos perto. A amizade foi sempre na base do telefone, da internet. Mas eu também não conheço ninguém que se desdobraria para vir para Utah (Utah blé), para passar um mínimo de dias, só para estar presente no meu casamento <3.
    Às vezes eu tenho a impressão que essas amizades que perduram independente da distância e sem a necessidade de um contato frequente e próximo, são as mais fortes. Amizades que aprendem a prevalecer na distância e adversidade, amizades que estão mais presente que muita gente ali pertinho.
    Amo minha irmãzinha e, meu deus, se ela tivesse gêmeos, acho que o mundo ia ter de parar para eu conhecê-los, rs.
    Beijos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Kari, é uma delícia ter pessoas assim em nossas vidas e elas nos fazem nos sentir tão especial né? Como a Gabi colocou ali em cima, somos sortudas!

      Delete
  3. Ai o eterno problema de quem vive em outro hemisferio, mas acho que voce ta la presente com sua amizade e seu amor por elas, isso vale mais que qualquer coisa. Daqui a pouco voces conseguem se encontrar mais uma vez e matar saudade e botar as broncas e risadas em dia.
    Bjs

    ReplyDelete
    Replies
    1. Uma das grandes dificuldades de ser expatriada :( A gente sofre com a distãncia sempre. E a gente continua nossa busca por passagens para minimizar esta saudade rsrsrs

      Delete
  4. te enviando aquele abraço apertado!!!

    ReplyDelete
  5. Você tem um tesouro de valor inestimável. Mesmo que você não esteja fisicamente presente lá, ela sabe o quanto o seu coração está com ela, celebrando este momento tão especial! Espero que em breve você possa dar um abraço bem aperto em suas amigas!

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular posts from this blog

Eu e o conceito de limpeza nos EUA

O Doído Adeus

Dormir não é uma arte que domino