Burocracias Casamentícias

Já era para eu ter escrito este post faz tempo, mas sempre esqueço hehe

Meu casamento civil foi feito no EUA, o processo foi super simples. Cada estado americano pede documentos específicos, então vou falar do meu processo que ocorreu no  Condado de Washtenaw, em Michigan.

Esmiuçando o processo...

Primeiro nós aplicamos para a Marriage License, que é a autorização para que possamos realizar o nosso casamento civil. Se for fazer um comparativo com Brasil, diria que é o lance de Proclamas.  Para aplicar para o marriage license aqui, nós tivemos que comparecer a um escritório da prefeitura munidos de um documento com foto, comprovante de endereço, certidão de nascimento e o cartão de social security (para estrangeiros sem SS pode usar apenas o passaporte). A Marrieafe License fica pronta em 3 dias, e é quando estamos autorizados a entrar em contato com um juíz de paz, ou se decidirmos fazer um religioso com efeito civil também podemos ir atrás. No nosso caso, o casamento religioso foi no Brasil, então fomos atrás do juiz de paz para fazer o civil. Casamos exatamente 4 dias após aplicarmos hehehe

Após recebermos a nossa licensa, ligamos para alguns fóruns para ver qual era a disponibilidade deles para relalizar casamentos. Em uma cidade pertinho de nós, eles tinham um horário para o dia seguinte, e assim marcamos nosso casamento hahahaha Para marido e eu, o nosso casamento civil era apenas para legalizar perante a justiça, pq nós consideraríamos casados após o casamento religioso no Brasil. Para vcs terem uma idéia de como a coisa foi tão de supetão, nem tínhamos aliança para o marido hahahaha Fomos em uma loja e compramos um anel de prata para ele, e utilizamos a minha aliança de noivado como aliança de casamento rsrs Não tivemos ninguém nem da minha família nem da dele. Alguns amigos compareceram (precisávamos de testemunhas rsrs) e depois fomos para um Pub do outro lado da rua do fórum para comemorar! Tudo ocorreu em uma terça feira de tarde rsrsrs

Como já comentei por aqui, fiz todo o processo do casamento na igreja católica aqui no EUA, e a igreja que frequento daqui enviou todos os documentos para a igreja em que me casei no Brasil. O certificado de casamento civil daqui, foi o que a igreja no Brasil também utilizou para realizar o casamento. No entanto, casar no religioso no Brasil não significa que vc está casada perante a justiça dos homens.  O casamento no civil no EUA não tem valor legal no Brasil ao não ser que vc faça o processo de reconhecimento do matrimônio em terras tupiniquins, o que eu fiz.

Vc não precisa fazer este reconhecimento para poder casar no religioso no Brasil, mas para mim eu queria estar legalmente casada nos dois países. Além disso, queria que todos os meus documentos, tantos brasileiros quanto americanos, apresentassem o sobrenome do marido que acrescentei pós casamento. O processo parece super trabalhoso, mas na verdade é bem simples.

O primeiro passo é realizado no Consulado ou Embaixada brasileira mais perto de vc. No meu caso, é o consulado de Chicago. Eu aproveitei que meu passaporte estava para vencer e em uma ida ao consulado eu legalizei meu casamento, e também renovei e alterei meu passaporte para o nome de casada!

No website do consulado tem todas as explicações, e o processo foi rápido e sem nenhuma dor de cabeça. Eu envie todos os documentos solicitados via email, então no dia que fui ao consulado eles apenas conferiram os documentos originais e eu e marido assinamos a nossa certidão de casamento. Simples né?!

Como disse antes, este é o primeiro passo. Após chegar no Brasil, eu fui até o cartório próximo a residência dos meus pais, com a minha certidão de casamento feita no consulado e a minha certidão de nascimento atualizada. Preenchi alguns formulários e pronto, 4 dias depois os meus pais foram lá buscar a minha certidão de casamento.

Simples assim, e eu estou devidamente casada na Terra do Tio Sam e também na dos Tupiniquins :)

Comments

  1. Poxa foi super simples mesmo, eu sempre achei que fosse maior dor de cabeca legalizar aqui e la. Que bom que foi facinho assim, quanto menos dor de cabeca melhor =)
    Beijinhos

    ReplyDelete
  2. Oi Aline!!
    Obrigada pelas informacoes, eh tao interessante saber que mesmo dentro dos Estados Unidos o processo eh diferente. Aqui eu fui com o marido e tiramos a nossa marriage license, mas nao precisamos do nossso SS, pelo menos que eu me lembre... nos pegamos na hora e ai marcamos a cerimonia no city hall em San Francisco, onde eles apenas confirmaram os dados e as testemunhas assinaram.
    Engracado que eu tambem fui ao consulado para legalizar o nosso casamento no Brasil, mas o meu marido nao precisou assinar nada, eu quem assinei e fui informada que preciso registrar em cartorio quando voltar ao Brasil.
    Nao me deu trabalho algum mudar os meus documentos aqui para o nome de casada, mas to vendo so a dor de cabeca que vai ser trocar meus documentos no Brasil....

    ReplyDelete
  3. Aline!! Que bom que deu tudo certo! Muito bom ter as nossas coisinhas em ordem, e melhor ainda quando são tranquilas de serem realizadas.
    Beijo!

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular posts from this blog

Dormir não é uma arte que domino

Momento Certo

Lista de Seriados