Random

Uma troca de mensagens via FB com a Rebeca me trouxe a inspiração para este post  :)

Vou falar de mais um dos meus conhecimentos aleatório rsrs

Marido é Japonês, original. Nascido em Tóquio rsrsr E como muito asiáticos, eles sofre de uma deficiência enzimática que o limita na ingestão de álcool.

Funciona assim, marido bébe meia lata de cerveja e fica bêbado rsrs Ele fica tão, mas tãaaaaao vermelho, que até o couro cabeludo dele fica reluzente. Marido, após um shot de vodka em um Blood Mary, desenvolve Gota! Marido fica bêbado em meio segundo, e sóbreo com a mesma rapidez. A quantidade de álcool para deixá-lo bêbado é tão pouca, que mesmo visivelmente bêbado, ele pode fazer um teste de bafômetro que vai dar que ele não têm álcool no organismo (fato verídico). A coisa pode ser pior. O pai do marido, após 350 mL de cerveja, precisou ir para a emergência para fazer uma lavagem estomacal.

Há vários graus de deficiência desta enzima! Marido passou a vida inteira sendo o motorista da balada entre os amigos, e hoje em dia é o motorista para a esposa. Assim sempre posso desfrutar de uma taça de vinho quando vamos jantar fora :)

Então vamos ao random knowledge do dia:

Principalmento os asiáticos sofrem deficiência da enzima chamada Aldeído desidrogenase. Quando ingerimos o álcool, este sofre um processo de absorção no nosso organismo. No fígado ocorre a primeira quebra das enzimas do álcool, sendo estas transformadas em acetaldeído (altamente tóxico) que é imadiatamente quebrado em acetatos. A Aldeído desidrogenase faz a quebra do acetaldeído em acetato (Tacinha, certeza que vc pode explicar isso muito melhor do que estou fazendo). Enfim, por conta desta deficiência, ou em alguns casos a ausência desta enzima, as pessoas sofrem reações dramáticas com a mínima ingestão de álcool. É o caso do marido. Estudos demonstraram que os Japoneses são os mais afetados com esta deficiência, mas seguido de muito perto pelos outros asiáticos.

Na mão contrária ao marido, eu acho que tenho excesso de enzima rsrsrs. O sonho da minha antiga roommate, em Cleveland, era me ver bêbada. Todas as vezes que íamos a um bar, ela me pagava diversas bebidas.  Eu nunca saia bêbada de trançar as pernas. Eu gosto de beber, não vou mentir :) Eu adoro um bom vinho!! No calor, adoro um bom drink, mas posso contar nos dedos (de uma mão) as vezes em que fiquei bêbada. Até hoje só vomitei uma única vez, e foi depois de beber muitooooooo sem comer nada! (Oh yes, I have my embarrassing  moments).

Com esta mistura de genes, marido e eu esperamos pandas normais rsrsrs.

Comments

  1. Ri demais com seus pandas!rsrsrs...

    Já bebi muito,mas poucas vezes fiquei bêbada!Sempre cuidava "dazamigas" que estavam beeeeeem pior!

    Beijocas...

    ReplyDelete
    Replies
    1. Renata, eu sempre sai com pessoas que bebia muito menos que eu rsrsrs (mantendo o foco em quem vai dirigir rsrs). Bjuss

      Delete
  2. Quem toma saquê no Japão? heheheh. Bjs
    Gostei da explicação :-).

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sandra, pode ser os estrangeiros rsrsrs ou se vc olhar bem, eles servem o sake em copinhos super pequenos rsrs brincadeira rsrs De acordo com os artigos que li, 50% da população asiática sofre da deficiência desta enzima. Então acho que funciona assim, 50% bébe um copinho e os outros 50% detona o resto rsrsrs Bjuss

      Delete
  3. Ai Aline , vc eh muito engracada... tadinho do seu esposo!rs Eh claro que vcs terao pandinhas normais!!

    Eu estou com saudades daqui e de postar, mas minha vida ta corrida demaaais. Vc nao tem planos de vir pra Fl? Se vir nao deixa de me avisar, gostaria muito de te conhecer pessoalmente.. anota ai 904 380 1702.

    BJinhos!

    ReplyDelete
  4. Kkkkkkkkkkkkkkkkk.... Sei n, Aline!!! Eu n sou tão ruim qnt o teu sogro era, mas to quase lá e minha mãe também!
    É muito chato ser "lightweight", a única parte boa é que as contas dos restaurantes ou bares são sempre baratas pq eu bebo, no máximo, 2 long necks. Se passar disso vomito, passo mal, sofro, etc...

    Uó!

    ReplyDelete
    Replies
    1. hahaha Re, tadinha de vc!! Eu sempre brinco com o marido que eu acabei com o orçamento de bar dele rsrs Bjuss

      Delete
  5. Não sabia que existia essa tipo de coisa!! Eu não sou fã de bebida alcoolica, e quando tomo ainda me dáum sono...

    bjs

    ReplyDelete
    Replies
    1. Babi, meu marido tbm fica super sonolento rsrs Bjuss

      Delete
  6. Achei super interessante esse post e agora eu fiquei na duvida se tenho o mesmo problema. Eu sou super intolerante a alcool, meio copo de cerveja acaba comigo, por mais que gosto de vinho eu nao bebo por que sei que depois de umas goladas ja estou horrivel. agora ja sei pro onde comecar a procurar a origem do meu problema...rs.
    Beijinhos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Monique, vai ver que vc tem deficiência de enzima, quem sabe?! :) Bjusss

      Delete
  7. Hahahaha, adorei! Que ótima aula de Bioq! =) Ameiii, Aline!
    Você deve produzir bastante mesmo, hein? Hahaha! Já foi comprovado que mulheres geralmente produzem menos Aldeído-desidrogenase que os homens, mas pelo jeito você exceção. Hihihi, e comparando com o seu marido então, você é a rainha dessa enzima, haha!!!
    Aiiii, seus pandas vão ser lindos!!!!! =)
    Beijo!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Tacinha, eu acho que comparado ao meu marido eu devo produzir 10 vezes mais rsrsrsrs E como sempre namorei asiático, sempre fui a mais tolerante do casal rsrsrs Bjss

      Delete
  8. Uma pessoa pode "desenvolver" essa carencia? hahahaha
    Porque assim, eu era acostumada a beber muuuito e era muito dificil ficar bebassa. Ultimamente fico bebada com meia latinha de cerveja, igual seu marido!
    Pobres de nòs, que nunca podemos festejar como se deve! hahahaha

    ReplyDelete
    Replies
    1. Gisa, até onde sei não pode não rsrs É defeito de fabricação mesmo rsrsrs Bjuss

      Delete
  9. Oiii
    ahhh entao os opostos se atraem até mesmo na quantidade de enzimas kkkk

    bjsss

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular posts from this blog

O Doído Adeus

Cagar não deveria ser tão complicado – parte 2

Eu e o conceito de limpeza nos EUA