Como abasteço meus armários e geladeira nos EUA

    Eu não gosto de fazer compras, seja qual for. De acordo com o estereótipo, programa de paulista é ir para shopping center, eu sou torta rsrsrs Esta coisa de namorar vitrine nunca foi comigo! Compro a grande maioria do que uso online. Comprar online, com muita facilidade, foi uma das melhores coisas que a vida norte americana me trouxe rsrs No entanto, para compra em mercado, eu ainda costumo fazer pessoalmente.

    Geralmente, eu faço minhas compras em 3 mercados diferentes :) E aqui em casa não rola aquela coisa de compra mensal que minha família costumava fazer no Brasil. Eu não sigo um padrão específico para as compras.

    Eu e marido somos membros da Costco (uma rede de mercados que vende produtos de atacado). Na época que morava no Brasil, esta coisa de fazer compras em mercado de atacado era para quem tinha restaurante. Hoje sei que o mercado ampliou um pouco, com mais opcões de estabelecimentos, mas ainda não é algo tão praticado quanto aqui no EUA. Por aqui, a maioria das cidades tem um Costco e Sams Club, e a família comum americana (que geralmente é grande) faz as comprar no atacado também. No meu caso, as compras no atacado constituem principalmente de produtos de consumo da casa, que não estão relacionados com alimentação: desinfetante, água sanitária, papel higiênico, papel toalha, guardanapos, saco de lixo, lenços umedecidos com desinfetante, produtos para lavar roupa e etc. São pacotes gigantes, que me fazem economizar financeiramente e em tempo, fico meses sem comprar várias coisas! Eles têm uma grande variedade de produtos e encontro todas as marcas que gosto.

    O resto das minhas compras eu divido entre o Whole Foods (rede de mercados com um número grande de produtos orgânicos) e Hillards (mercado local). O Whole foods é meu local preferido para peixes/frutos do mar e divido todo o resto entre ele e o Hillards. Muita gente acha o Whole Foods super caro, e eu concordo. Por lá há várias coisas que eles abusam do preço, mas com o tempo você aprende o que vale comprar por lá e que sai o mesmo preço independente de onde você for.

    Como eu moro em uma cidade relativamente pequena, ir em três mercados não é nenhum fim de mundo. O mais longe é o Costco (fica uns 15 minutos de carro), mas nele é o que vou com menos frequência. Os outros dois estão à 3 minutos de casa.
 
    Vez ou outra dou uma passada também no Trader´s Joe, mas são ocasiões específicas.

    No Brasil, os produtos naturais são (costumava ser, pelo menos) o comum. Geralmente, os produtos de feira (que em grande parte são produtos locais) são mais barato; no EUA a coisa é inversa. No entanto, hoje aprendi a comprar produtos de qualidade sem me vender por etiqueta. Após ler este livro e também um semestre de aula de Nutrição, mudei alguns conceitos com relação a produtos que recebem a etiqueta de orgânico. Aprendi a optar por mercados locais, por produtos locais e apesar de a maior parte do meu budget mensal ir em comida, acho que marido e eu gastamos com muita eficiência.

Comments

  1. Eu gosto de algumas coisas do whole foods e do Trader Joe`s mas concordo que sa mercados bem caros com relacao aos outros, mas com os meses aprendi o que era melhor comprar por la e o que era abusivo. eu nao sou fa de calor mas fico mais animada com a chegada do verao porque significa feiras de produtos locais aos finais de semana, e apesar dos precos serem mais caros eu sempre consigo achar alguns legumes/verduras/frutas com precos melhores e sem nenhum daqueles venenos que colocam nas comidas da gente. Aqui em casa a gente compra produtos de limpeza online, assim a gente compra os pacotoes e ficamos meses sem precisar nos preocupar com isso...e bem pratico...rs.
    Beijinhos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Monique, é exatamente como me sinto, tem coisa que não faz muita diferença comprar no WH/TJ's ou em outros lugares. Eu tbm adoro quando o farmer's market volta com força na primavera-verão. Eu acho que em breve vou aderir a compra de produtos de casa online. Vou fazer um comparativo de preços para migrar rsrsrs Bjsss

      Delete
  2. Aline, para quem não gosta de fazer compras, vc me parece estar fazendo um ótimo trabalho rs.
    A única coisa que me fazia falta no Canadá era justamente os produtos mais naturais como temos aqui no Brasil. Variedade de frutas, sucos de verdade, essas coisas. Mas imagino que vc já esteja acostumada, né?

    Beijos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Paulinha, rsrs mto obrigada :-) Suco por aqui onde moro é bem difícil, estou do ladinho do Canadá, então o clima é bem parecido e boa parte do ano o acesso a vegetais e frutas só é possível com frutas que vem de outros estados. É verdade, hoje me considero bem adaptada e exceto por cajú quem nunca encontrei aqui rsrs hj encontro de tudo e aliás acho que tenho mais acesso a alguns vegetais e frutas que eram bem caras no Brasil e aqui acho o preço mais acessível. Bjsss

      Delete
  3. Oi Aline!

    É verdade isso de compra mensal... eu no Brasil, fazia.
    Aqui não rola não. Já na primeira semana percebi que meu noivo vai no mercado e compra o que precisa para aquele dia e no máximo nos 2 próximos.
    Online, ele compra bastante tmb, e eu já estou entrando na onda. As roupas para meus filhos irem pra escola, compramos tudo online. Eles tem as medidas certinhas (waist, inseam, chest and torso), aí não tem erro.

    Ele compra muito tmb de grandes quantidades... fico de boca aberta! Tipo vai comprar um papel enxuta, compra 20 unidades, aqueles lenços Lysol pra faxina, compra 15, e assim por diante...

    Fiquei curiosa em saber pq vc mudou seu conceito em relação algumas comidas q recebem a etiqueta de orgânicos... não vale o quanto custa, vc acha?

    Bjs :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Clau, eu sempre tento concluir como que em casa a gente fazia só compra mensal rsrs Minha mãe ia na feira toda semana, então acho que meio conta como fazer compras mais de uma vez por mês, certo? Fazer compras no Tio Sam é bem prático mesmo.

      Pois é, comprar em grande quantidade ajuda com descontos hehe então vale a pena rsrsrs Aqui em casa, tudo que não vence é comprado em grande escala rsrs.

      Eu mudei meu conceito pq o mercado de orgânicos mudou. Orgânico não é sinal de produto saudável (apesar de encararmos sempre desta forma). Para um produto receber a etiqueta de orgânico, ele segue regulações específicas do lugar onde está sendo cultivado. Teoricamente, todo produto orgânico deveria seguir o mesmo protocolo, mas na prática cada lugar define o que é orgânico ou não em termos gerais. Eu moro em Michigan, então o produto orgânico que vêm lá da Califórnia precisa ser processado de uma forma que aguente a viagem e dure na minha geladeira ou armário por mais um tempo. Quão "natural" é este produto? Orgânico em frutas e vegetais não quer dizer que pesticidas não foram usados, apenas quer dizer que certos pesticidas industrializados não foram usados. No entanto, existem vários pesticidas naturais que são piores do que os industrializados. Além do que, a demanda de produtos orgânicos aumentou muito, então para as grandes empresas de orgânicos é impossível de manter o antigo conceito de agricultura orgânica. Por conta disso, os governos que reglamentam a etiquetagem de orgânico fez adaptações para atender o mercado. Eu tenho preferência por produtos locais, pois estes tendem a seguir o conceito antigo de orgânico, mesmo que nem sempre recebam a etiqueta de orgânico. A coisa é bem complexa rsrsrs Mas a verdade é que se tiver vontade de comprar algo, eu compro de qqr forma: orgânico, não orgânico, de outro país, atiro para qqr lado Bjss

      Delete
  4. Olha, recentemente tenho ido à feira, mas alguns produtos, o preço chega a ser melhor na mercearia do bairro mesmo. Algumas coisas ainda compensam, mas já tá caro comprar em feira na rua.

    Eu queria muito que tivesse uma Whole Foods aqui, mas enquanto isso, me contento com a Mundo Verde mesmo rs

    Kisu!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Bah, adoro feira hehehe faz tanto tempo que não vou em uma feira no Brasil :( Como que é o Mundo Verde? Fiquei curiosa rsrsrs Bjss

      Delete
  5. Lembro que no Brasil minha mae tb fazia compra pro mes todo, aqui nao consigo faze risso, acabo jogando a metade fora, o que doi meu coracao. Nos agora vamos comprar um congelador para ter mais espaco de congelar os produtos, assim quem sabe dura mais. Mas geralmente compramos para duas semanas.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Mel, aqui tbm faço a cada duas semanas para comida, principalmente frutas e verduras. Eu uso bastante meu congelador para carnes e pão. Bjss

      Delete
  6. Acabo fazendo como você Aline, indo em 3 mercados diferentes por conta de preço e também preferencia de produtos. Não sei se você ouviu falar mas o Google lançou um serviço de entrega de groceries para as mercados e farmácias, eu sei que o whole foods, target, walmart estão participando e para os primeiros 6 meses é de graça para same day delivery

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eliana, não conhecia este o Google Express não :( Infelizmente, eles não tem o serviço aqui na rocinha onde moro. Hahahahah adorei o Holy Food, já ouvi também Whole Wallet rsrsrsrsrs Tem coisa por lá que eles abusam demais. Muito obrigada pela dica, vou ficar de olho para ver quando eles começam por aqui. Se vc decidir pelo serviço, depois me conta sua experiência. Bjsss

      Delete
  7. Completando o meu comentário anterior porque estava digitando no meu celular... o serviço do Google é gratuito pros primeiros 6 meses, o meu marido está muuuuito interessado a utilizar, mas eu fico meio assim de comprar comida e ter entregue em casa. O endereço é https://www.google.com/shopping/express/ se te interessar!
    Ah, eu e o meu marido brincamos chamando o Whole Foods the Holy Food porque pelo preço que você paga tem que ser comida santa!

    ReplyDelete
  8. Oi, Aline!

    Sempre tenho curiosidade de saber desses pormenores do dia a dia de quem vive noutro país, eu acabo aprendendo um pouco sobre a cultura local.
    Eu estou num momento de muitas mudanças na minha vida e a alimentação faz parte dessa melhoria que eu quero para a minha saúde.
    Suas escolhas parecem inteligentes e equilibradas, eu gostei muito desse sistema que você adotou - e parece que tem funcionado muito bem, parabéns!
    Um grande beijo!
    M.
    caseicomomundo.blogspot.com.br

    ReplyDelete
  9. Oi, M! Mto obrigada! Eu acredito que com o tempo ficamos mais atentas a certas coisas, e alimentação costuma entrar nesta lista :) Espero que todas as mudanças que vc almeja ocorram em breve! Bjss

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular posts from this blog

O Doído Adeus

Cagar não deveria ser tão complicado – parte 2

Eu e o conceito de limpeza nos EUA