Eu e o conceito de limpeza nos EUA

Para mim, o estilo de limpeza norte americano difere do meu em diversos aspectos. E olha que eles têm tantos produtos que facilitam nossas vidas por aqui hehe.
 
Como já comentei por aqui, minha primeira moradia nos EUA foi chocante. Era uma casa cheia de estudantes do mundo todo, que não se dignavam a limpar a casa, o que eu fiz junto com as outras brasileiras.
 
A segunda casa que morei foi com 2 amigos estudantes de medicina, e eles tbm nunca haviam limpado a casa, um horror! A cozinha que deveria ser branca era amarela, os tapetes estavam grossos de tanto pó. Sozinha eu fiz uma super faxina, foi água sanitária para tudo quanto é canto rsrs e quando eles chegaram em casa, desacreditaram no que estavam vendo rsrs.
 
From Arquivo Pessoal: Olha o estado deste fogão?! Pena que não tenho o antes e depois, ficou branquinho ;)
 
E assim foi em todo canto que morei por aqui, as pessoas adoravam me ter como roommate, pq sempre limpei tudo sem fazer caras ou ficar cobrando q eles deveriam limpar comigo. A única coisa que sempre cobrei era q eles, pelo menos, mantivessem a organização;)
 
Quando mudei para minha casinha com o namorido, não foi nada diferente. Foi engraçado que quando a realtor nos entregou a chave, ela disse que a casa estava super limpa e não teríamos nenhum trabalho, tá bom viu?! rsrs
 
Eu lavei absolutamente tudo, novamente água sanitária para tudo quanto é canto, e aluguei um deep cleaner para o tapete. Dá mto trabalho lavar a casa no EUA, pq não tem ralo em canto nenhum, até o banheiro só tem ralo na tub :(
 
Na opinião do namorido, sou uma maníaca por limpeza, que adora faxinar. Já expliquei, eu odeio fazer faxina, mas odeio casa suja mais ainda, logo não tenho mtas opções rs.
 
Para ser sincera, nunca entrei na casa de um americano que estava visivelmente suja (exceto os estudantes, mas estes não estão nem aí mesmo) por isso, não vou dizer que os norte americanos são porquinhos rs, mas definitivamente o conceito deles de limpeza não se aproxima do meu. O que percebi e' que nossa limpeza básica diária é o q eles consideram faxina, e eles a fazem em média 2 vezes por mês. Já o q nos chamamos de faxina mesmo, para eles é o q pessoas a beira de um distúrbio psicológico fazem haha. (Tá bom, exagero no mode on, mas eles não fazem limpeza no mesmo ritmo que a gente).
 
Me desculpem, mas eu não consigo achar que um wipe úmido no chão vai de fato limpar um banheiro, eu preciso é lavar esfregando tudo rsrs, e lógico que isso é uma percepção muito particular minha, não julgo quem o faz, só não é meu estilo. Uma vez por semana faço faxinão, áquele em q lavo até as janelas (qndo não é inverno), e tenho certeza q meus vizinhos me acham maluca ;). Para o namorido ele acha um desperdício o tempo que levo para lavar tudo, até pq já houveram dias que fiquei faxinando até umas 2am, especialmente qndo ele não está em casa. Sinceramente, not a big deal para mim, eu não durmo mesmo, acostumei a dormir cerca de 4 horas por noite, então não me afeta.
 
Aqui em casa até a cachorra limpa as patas para entrar. Se eu tiro meu calçado para andar na casa, pq ela não limparia as patinhas?! É tudo carpete pôxa!! Por isso, perto da porta ficam os lencinhos umidecidos para limparmos a pata dela após uma caminhada :).
 
Ixi, será q sou maluca mesmo?! rsrsrs
 
 

Comments

  1. Aline seu post foi mara!!! Eu então me considero paranoica, porque depois que o amado se mudou para nosso apartamento ele já me garantiu que fez uma limpeza e tanto, e olha o que vejo pela camera me dá arrepios, eu sou maníaca de limpeza completamente, o fogão, os armários e tudo mais em vez de branco, estão amarelos, um horror!! Quando eu pisar no meu apartamento já viu vai ser faxinão em tudo...hahaha. Mas engraçado esse conceito de limpeza deles, em um pais com tantas opções não me conformo com o jeito deles de encararem limpeza da casa, pra mim ainda é muito estranho, ou será que nós que somos exagerados por limpeza?....rsrs.
    Beijinhos

    ReplyDelete
  2. Aline,

    Eu também vivo limpando, não consigo ficar no meio da sujeira. E cozinha para mim ter que estar super limpinha porque se não eu não consigo cozinhar.

    Eu acho que é bem cultural mesmo, a minha mãe gosta de tudo super limpo e eu acho que herdei dela. Acho que para ser sincera ninguém gosta de viver no meio da sujeira, mas tem gente que se acustuma a viver no meio dela e se acomoda e não limpa.

    Eu sou como você, não consigo hehe.

    Beijos,

    ReplyDelete
  3. Nossa, mas como é q vc consegue só dormir 4h por dia? admiro isso!! eu não tenho disposição não rsrsrs.
    Vc contanto essas histórias me lembra muito o tempo q morei com uns roommates em DC... a casa tinha 5 moradores, mas os únicos que limpavam eram eu e um roommate caboverdiano... nossa, eles todos amaram minha presença na casa!! tinha um casal q morava no porão, q quando eles se mudaram e nós fomos para lá, eu fiquei chocaaaaaadaaaaaaaaa com a sujeira!!! como dizia a minha avó, "HÓRRIVI" rsrsrs O pior é q a casa tinha um gato q quase não tinha janela, era pelo de gato pra todo lado, e u ficava com pena do bichinho pq a vida dele era a sala de estar, uns 40 metros quadrados! eu tinha vontade de aspirar a casa toda, mas nem aspirador de pó tinha! o roommate detestava essa limpeza com os wipes úmidos
    Eles não tem ralos exatamente por isso q vc disse, o conceito de limpeza deles é diferente! para nós, limpar é jogar água em tudo, para eles não é. Aliás, tem muita casa por aí nos Steitis q tudo é com carpete, inclusive banheiro... ver um banheiro com carpete foi meio chocante para mim, q gosta de jogar água em tudo rsrs.

    ReplyDelete
  4. hahaha Aline, voce me fez rir. Menina sou assim tambem. I am a clena freak! Nao posso ver nada sujo ou fora do lugar. Me da coceira. Eu odeio fazer limpeza, mas ADORO casa limpa. A minha consciencia agradece, haha.
    Eu nao chego a lavar os chao como voce faz, eu passo o mop com desinfetante e clorox mesmo. Se eu lavar aqui a agua vai causar problemas de infiltracao, porque sabe como eh neh, essas casas de papelao na America...
    Mas toda sexta-feira eh dia de limpeza. Meu cunhado que ta morando com a gente vive me enchendo o saco porque sou "louca". Sou louca, mas sou limpinha! Mas oh, eu, gracas a Deus nunca encontrei casa de Americano suja. Jah ouvi muita gente falar de americanos porcos, mas nenhum que conheci aqui era. Jah entrei na casa de uma brasileira casada com americano que era suja e baguncada. Super. Nao tive mais nem vontade de voltar.

    ReplyDelete
  5. oi Aline,

    Sempre dou uma passada por aqui, mas acho que ainda nao tinha comentado... Nossa me identifiquei muito com seu texto, eu mesma ja escrevi um post sobre isso no meu blog de ex au pair (http://belaupair.blogspot.com), meu esposo as vezes me chama de paranoica. Outro dia um casal riu da minha cara ao me ver varrendo o porch e as escadas, acredita?

    Uma vez meu ex host me chamou de louca quando eu lavei a garagem deles...rsrs foi muito engracado a cara que ele fez quando eu contei!!

    Bom, enfim, doida ou nao, sujeira nao eh comigo!!rsrs

    bjinhos

    ReplyDelete
  6. Oi Aline
    lendo os outros comentarios aqui me parece que todas as brasileiras gostam de limpeza. Eu tambem nao sou diferente. Limpo a casa todos os dias e 1 vez por semana dou uma faxina geral. Tambem detesto o fato de nao ter ralo em lugar nenhum, mesmo assim jogo agua no caho do banheiro e depois enxugo com um paninho...rssss. na maioria das casas que vou acho tudo meio sujinho e as pessoas nao estao nem ai. na casa da minha sogra por exemplo tem po e pelo de cachorro pra todo lado. Eu dei uma faxina na casa dela no natal e acho que depois disso ela nunca mais limpou...rsss.Mas eles nao ligam entao acho que nao eh um problema pra eles...eu ficaria maluca de viver num lugar sujo desses.
    Bjos

    ReplyDelete
  7. Oi Aline!
    Sinceridade, eu sou um pouco desorganizada com as minhas coisas mais na minha desorganizacao o que eu nao gosto e das coisas sujas! Tenho as minhas roupas jogadas no meu armario sim, mais o meu armario e impecavel de limpo e cheiroso! Nao sou do tipo que separa as roupas por cores e tal, mais que tudo esteja limpo! Minha mae e super maniaca por limpeza e acho que a gente pega isso mesmo de casa! Trocar os lencoes e de 15 em 115 dis, as cortinas tambem, banheiro, dia sim dia nao, geladeira tambem de 15 em 15 dias! Tudo muito limpinho!!!
    Cozinhar? So com pia limpa! Tem que ser assim mesmo! Ninguem gosta de ficar ou morar em lugar sujinho!!

    ReplyDelete
  8. Eu sou maníaca por limpeza/higiene também, mas como você também nunca entrei numa casa de americano que fosse suja ou desorganizada, nem mesmo quando estávamos procurando casa para morar. Quando mudei pros EUA e cheguei na casa antiga, saí dando um faxinão em tudo, principalmente nos banheiros, porque o conceito de higiene minha e do marido é completamente diferente. Different standards. Mas a gente dá certo porque ele é obsessivamente organizado como eu, nunca deixa nada fora do lugar e quando sai do banheiro não deixa rastros, parece que ninguém mora na casa porque é tudo milimetricamente organizado. E limpo, porque casa suja, principalmente banheiros e cozinha ninguém aguenta, né? As janelas eu pago uma empresa que lava por dentro e por fora pra mim 2 vezes por ano, o carpete só lavo um porque não temos pets nem crianças, né? Adorei essa foto de você faxinando. hehehe... Beijo

    ReplyDelete
  9. MONIQUE, hahaha eu imagino o seu horror ao ver a limpeza pela casa hahaha eu sincerametne não seu explicar o conceito de limpeza deles, acho que é algo muito cultural mesmo. Como comentei no post, eu nunca entrei na casa de um americano que tivesse sujeira gritante, mas sabe que nos cantinho mais escondidos sempre rola um pó hahaha Talvez brasileiro é meio exagerado mesmo rsrs. Bjuss

    VAN, eu acho que é isso que vc falou mesmo, a pessoa acaba se acostumando, se acomoda e deixa a bagunça tomar conta. Olha, um dos meus antigos roommates era uma das pessoas mais desorganizadas que conheci na vida, ele é um relaxo só, até hoje eu atormento ele e falo que só vou visitá-lo quanfo ele fizer uma faxina na casa dele hahaha Sou como vc, cozinha precisa estar limpa, ou não cozinho, e conforme vou sujando, já vou limpando rsrs Bjuss

    CALI, flor. eu acho que acostumei rsrs por cinvo anos minha rotina era acordar as 6am, ir para academia, trabalho, faculdade, chegava em casa a 1am e ia fazer os trabalhos, lições de casa, e estudava para prova, como trabalhava com folga apenas uma vez por semana, o meu corpo acostumou, e hoje em dia eu não consigo dormir por muito tempo, me da dor de cabeça rsrs Nossa, eu imagino a felicidade que era para os seus roommates. Nossa, que nojo que devia ser o porão deste casal, que horror! Vc sabe que na primeira casa que fiquei eles tinham tapete no banheiro, eu tinha um nojo terrível, sempre ficava imaginando o bando de fungos e bactérias que ficavam ali... Não gosto nem de lembrar hihi Bjuss

    ReplyDelete
  10. NANI, verdade as casas por aqui são descartáveis, né? Tirando a primeira casa que morei, eu na verdade nunca entrei em casa de americano que eu possa dizer que estava suja, rolava um pó nos cantos mais escondidos rsrs mas no geral as casas são bem limpas, acho que eles são mto bons em manter a organização né? Para mim tem coisa que é fogo, os móveis do living room são pretos, ai é um pó lascado, não tem jeito, tem que passar a flanela todos os dias hahaha Bjuss

    Oi Bela, eu recentemente visitei seu blog, eu tenho essa mania que quando visito um blog tento ler alguns posts para ter uma idéia melhor da blogueira ;) Nossa, vc passou uns mal bocados com a sua primeira família né? Ainda bem que a outra família foi mto melhor!! hahaha eu dei mta risada imaginando a cara do seu host por vc ter lavado a garagem, deve ser a mesma que os meus vizinhos passam me olhando qndo estou pendurada na janela hahahaha Bjuss

    ELIANE, fiquei horrorizada da possibilidade da sua sogra não ter limpado a casa desde Dezembro hahaha ainda mais com cachorro, a minha não solta pelo e ainda assim aspiro a casa o tempo todo rsrs É o que vc falou, parece que as pessoas que vivem neste ambiente não estão nem aí, eu tbm surto rsrs. Qndo eu morava com os dois estudantes de medicina, a namorada de um deles ficava horrorizada que eu fazia faxina toda semana, ela dizia que eu estava acostumando o namorado dela errado, vê se pode rsrs Bjuss

    JOANA, ixi eu sou meia chatinha com estas coisas, minhas roupas são separadas por cor haha e quando arrumo o armário do namorido tbm separo por cor, não dura nem um dia hahaha Mas eu acho que o essencial é ser limpo. É como vc disse, ser limpo é um hábito mesmo, e quando a gente está sempre cercada de pessoas limpinhas rsrs pegamos a mesma mania. O namorido é igual vc, ele é meio desorganizado, principalmente com as roupas, mas ele é bem limpinho ;) Bjusss

    ELI, sorte sua que o F. é extremamente organizado como vc. Com o K. eu tenho que dar umas broncas rsrs No geral ele é super limpo, mas tem algumas coisas que me incomodam, sou imediatista, então quero que ele faça tudo na hora, e para ele sempre qndo chega em casa tira a bendita roupa e coloca no chão do banheiro, ao invés do cesto de roupa que fica dentro do banheiro... A desculpa é sempre a mesma, quando eu entrar no banho coloco no cesto, mas para mim tem que ser na hora que tirou hahaha Bjuss

    ReplyDelete
  11. Eu já falei disso lá no blog, que esse conceito de limpeza "vareia". Gosto de sabão e me acabo para limpar esse chão sem ralo. Meu marido comprou uma deep cleaner pra gente e uma vez por mês a casa fica limpa mesmo. Eu detesto trabalho doméstico, mas como vc, detesto mais ainda a casa suja. Porque um pouquinho de bagunça não me afeta, mas sujeira me dá nos nervos!

    Agora me explique como não achei seu cantinho antes? Pera, que vou dar uma lidinha e volto para fazer umas perguntas :)

    ReplyDelete
  12. Aline, adorei a parte de limpar a pata do cachorro com lenços umidecidos! Muito original hahaha (eu, pelo menos, não tinha pensado nisso antes).

    Aqui no Brasil, não tenho muita preocupação com isso, mas acho que é porque meus pais têm. Provável, que quando eu tiver a minha casa, eu fique mais atenta :)

    Parabéns pela organização. Ah, e já sei para quem posso pedir dicas de produtos de limpeza rs

    Beijo

    ReplyDelete
  13. Bem, tudo eh relativo. Convenhamos que tambem encontramos uns brazucas bem porquinhos, nao eh? Eu moro com meu marido e sogro. Meu marido eh limpinho e limpa as coisas direitinho, mas meu sogro eh um porco e eu nao vejo a hora de ir morar num cantinho com meu maridinho. Minha sogra mora na casinha dela e eh bem limpinha tambem - acho que foi porque meu sogro eh um porco e um compulsive hoarder que nao da pra aguentar e eu nao tenho a menor condicao de limpar tudo, ainda mais com filha pequena que demanda 24h de minha atencao. Boa sorte na limpeza! :-)

    ReplyDelete
  14. brasileiro gosta de dar uma de limpinho, mas as ruas do brasil sao sujissimas, nossas praias sao podres de tanto lixo jogado, e ainda queremos ter moral pra falar de limpeza. Nossa economia e politica é sujissima e ninguem liga, enfim,

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular posts from this blog

O Doído Adeus

Cagar não deveria ser tão complicado – parte 2

Dormir não é uma arte que domino