Dormir não é uma arte que domino


Conseguir cair no sono e me manter dormindo é um problema na minha vida desde a minha pré adolescência. Por volta dos meus 11 anos, eu esperava todos irem dormir na minha casa e sorrateiramente ia para a sala assistir tv, e lá ficava a noite inteira. Isto nunca atrapalhou o meu rendimento escolar. Eu nunca estava caindo de sono no dia seguinte.

Fiquei neste sistema por algum tempo, até que meus pais perceberam que meus olhos estavam muito vermelhos, e eu acabei confessando que fazia alguns dias que eu não dormia pq estava assistindo tv hehe Meus pais me colocaram de castigo e fiquei sem poder ver tv por um bom tempo. Meu pai também passou a se levantar em horários não programado para ter certeza que eu estava na cama.

Ficar rolando para a cama, sempre foi algo que me incomodou. Assistir tv não era mais uma possibilidade, então eu passava boa parte da minha noite com uma lanterna, lendo debaixo das cobertas.

Mais tarde, já no período da faculdade, eu trabalhava durante o dia e estudava durante a noite. Chegava em casa por volta das 12am, e ia estudar ou fazer algum trabalho que precisava. Geralmente, ia me deitar por volta das 3am para acordar as 7hs no dia seguinte para ir trabalhar. No período de escrever minha tese de conclusão de curso, as noites em que dormia 1hora eram noites bem dormidas rsrs.

Segundo especialistas, mesmo com algumas pessoas sendo mais funcionais com poucas horas de sono, o ser humano precisa de em média 8 horas de sono por noite. Sono perdido não é recuperado nunca. De acordo com os médicos, uma pessoa que dorme uma media de 3-4 horas por noite, mesmo que não se sinta cansada no dia seguinte, a longo prazo, sofrerá problemas por conta da deprivação do sono.

A minha média de sono por noite é esta, 3-4 horas (melhorou após a tonsilectomia, costumava ser menos). Cair no sono, geralmente, é uma tarefa bem complicada para mim. Quando me deito na cama, meu cérebro gira em milhões de direções diferentes. Eu penso em tanta coisa, que não consigo pegar no sono.

O médico criou toda uma rotina de sono para mim. De acordo com as pesquisas atuais, para um sono de qualidade, precisa-se diminuir os estímulos ao cérebro. Então, nada de Tv antes de ir para cama, sem leitura, música... Nada que faça meu cérebro trabalhar além de para as funções básicas... Devo deitar-me no escuro... Nem telefone por perto... Pergunta se funcionou?! Não!

Tv é algo que hoje em dia me ajuda dormir. Quando estou assitindo algo, eu consigo desconectar meu cérebro das outras coisas, e aí o sono vem mais livremente. Até tenho tv no quarto, mas marido não consegue dormir com tv ligada, então não posso usar esta estratégia :( Música também ajuda, mas o fone de ouvido me incomoda horrores, então nem sempre uso este sistema. No fim, o que me sobra é ficar rolando de um lado para o outro, estressada com o marido e a Lua que ficam roncando hahahaha

Mesmo com medicamento para dormir, o sono não vem. As vezes que tive o melhor sono da minha vida foram quando fiz endoscopia hahahaha minha gente, que sono gostoso hahaha Mas não dá para fazer endoscopia todos os dias rsrs

Marido fica o tempo todo no meu pé. Não é que eu não queira dormir, eu não tenho controle. Eu posso ir deitar por volta das 21hs, se estou fisicamente esgotada, eu acabo caindo no sono rapidamente, mas após 3 horas dormindo eu acordo e fico acordada o resto da noite. Eu sinceramente não me sinto sonolenta no dia seguinte, eu continuo funcional, mas a grande preocupação do marido (e meus médicos) é o que isto vai causar no meu futuro.

Eu não quero ficar me enfiando em remédios, pois sei que precisarei de doses altas (as baixas que tentei não foram eficiente). Alguém por aí tem algum truque para cair no sono e continuar dormindo?! Não vale suco de maracujá, chá de camomila, ou florais, já tentei tbm e não funcionou!

Comments

  1. Oi Aline,

    Geralmente, não tenho problemas para dormir, mas se rola, em casos de muita ansiedade ou algum stress emocional, o melatonin funciona prá mim.
    Não sei se conheces, mas o melatonin é um suplemento natural que ajuda a dormir, sem efeitos colaterais.
    Não sei como é o seu sistema, mas para algumas pessoas que tem problemas para dormir e com quem já conversei, geralmente, fazer exercícios físicos, yoga e/ou meditação ajudam. Combina com vc?!

    Abraço

    ReplyDelete
    Replies
    1. Beth, obrigada pelas dicas!! Vou tentar o melatonin! Eu faço exercício de manhã (fisio para o joelho) e academia de noite, e infelizmente para mim não ajuda. Yoga e meditação já são mais difíceis para mim, não consigo me disciplinar para não achar eles extremamente boring :(. Depois te conto como foi com o melatoni!! Bjsss e obrigada!

      Delete
  2. Caramba Aline voce dorme bem pouquinho mesmo, eu infelizmente nao sei nenhuma receita de nada que possa te ajudar, alias ja tentou ler um livro bem chato antes de dormir? Como gramatica de alguma lingua?...rsr...Eu quando tinha minhas crises brabas de insonia usava a tecnica de ler gramatica ou livros chatos, ate que me ajudavam um pouco...rs. As outras sugestoes voce ja falou que nao adianta como suco de maracuja ou um cha que relaxe antes de dormir. Tomara que voce consiga descobrir alguma coisa pra te ajudar a dormir um pouco mais.
    Beijinhos

    ReplyDelete
    Replies
    1. hahaha Monique, adorei a idéia do livro chato rsrsrs Vou precisar comprar àquelas lanterninhas que vão no livro para lermos, pq marido vai reclamar da luz acesa rsrs Obrigada pela dica!! Bjssss

      Delete
  3. Caraca, Aline! Tô passada! Como tu aguenta, mulher? Eu sou super dorminhoca, raramente tenho problemas em conseguir dormir, por isso n posso te dar nenhuma dica, mas acho que tu poderia tomar umas 3 cervejinhas na hora de dormir. Aí, tu cai na cama bem facinho. P mim dá certo! kkkkkkkkk

    :*

    ReplyDelete
    Replies
    1. Re, eu sinceramente não sei explicar, desde que me lembro eu durmo pouco. Minha mãe jura que eu dormia bem quando menor, sei lá quando foi que meu cérebro se desconectou de algo rsrsrs Olha, o álcool até me ajuda de fato a dormir mais rápido, mas ainda assim eu acordo depois de 3 horas rsrsrs

      Delete
  4. Menina do céu!
    Quando era adolescente achava que dormir era um desperdício de tempo e também dormia pouquíssimo! Na época de faculdade eu também dormia só umas 5,6 horas por noite até acabei acostumando com esta rotina, mas quando a idade começou a avançar eu comecei a sentir bastante esta rotina e comecei a me disciplinar mais pra tentar dormir mais horas, porque o meu corpo estava pedindo.
    Espero que você possa resolver esta situação sem a ajuda de medicamentos, você já tentou remédios homeopáticos ou chás? Quando eu fiz aula sobre stress eles ensinavam umas técnicas de meditação, você já tentou?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eliana, eu nunca fui mito ligada nesta coisa de dormir, na verdade não é nem que eu tente ficar acordada, simplesmente não cosnigo dormir. Eu tento me policiar, diminuir estímulos visuais durante a noite, e ir para cama cedo, no fim, fico rolando de um lado para outro :( Chá eu tentei sim, e infelizmente não funcionaram. Homeopatia, admito que não acredito, penso que se a alopatia nãp funciona, a homeo não fará mta diferença. Meu problema com a meditação é desconcentrar de outras coisas, não consigo rsrs Sabe quando tentam fazer esvaziar a mente? Eu acabo pensando em milhões de coisas... Me falta paciência e disciplina!! Obrigada pelas dicas!! Bjsss

      Delete
  5. Oi aline!

    WELCOME TO THE CLUB!!!! :)

    Eu sinto na pele o que você tem passado.... Também não sei o que fazer.... noite passada dormi às 4 da manhã e hoje acordei às 6. Incrível é que eu não tenho sono...

    Meu namorado me ensinou uma técnica, mas não funcionou comigo... vê se funciona com você: quando você se deitar, não pense em nada, somente em um lago, então cada vez que você pensar em algo que não seja este lago (por exemplo, amanhã cedo não posso esquecer de pagar aquela conta, ou meu chefe é um saco, etc.)é como se uma pedra tivesse caido na água. Vai formar aquelas ondinhas... Seu objetivo é deixar a água do lago parada, sem se mexer (porque aí você não está pensando em absolutamente nada) e com sua mente vazia você irá conseguir dormir.
    Se você pensar em outra coisa, que não o lago, este vai se mexer novamente e você terá que começar o processo tudo outra vez. Não esqueça que seu objetivo é deixar a água parada (não pensar em nada)...

    Espero ter sido compreendida... :)

    Tenta, quem sabe funciona com você...

    Vou acompanhar este post para ver se consigo uma dica que funcione para mim...

    Bjocas,

    Claudia

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Claudia, bem vinda ao blog!! Olha, esta coisa de tentar se concentrar em uma só coisa não é exatamente a minha especialidade. Perco a paciência rapidamente e começo a pensar em tudo rsrs Vc foi clara na explicação sim!! Vou tentar, mas admito que sem mta esperança!!! Mto obrigada pela dica!! Bjsss

      Delete
  6. Sempre fui muito dorminhoca, sou uma pessoa notivaga. Faco as coisas apos as 4 da tarde. Faxina, comida, lavo roupa tudo a noite. Ja de manha tem dias que estou disposta, mas, tambem tem dias que nao quero nem que me de bom dia. Eu ja cheguei a dormir 14/15 horas por dia, na adolescencia, na minha gravidez e que me mudei "pros" EUA. Mas, tbm ja tive epoca que nao conseguia pregar os olhos por horas, de deitar e ficar rolando o que eu tambem odeio, como voce a mente nao para eu pensava em tantas coisas que ficava ate tonta. Eu nao sei explicar mas eh meio de epoca. Umas vezes consigo dormir outras nao, quando isso acontece apelo pro Melatonin ( outra menina explicou la em cima). Tbm preciso dizer que adoro uma anestesia. Acho o sono de anestesia super regenerador, ate dessa ultima vez quando fui retirar o nodulo do seio quando a medica me acordou apos a cirurgia eu perguntei : Ja? lol

    Quanto a dormir com musica, essa semana estava fuxicando o Ebay e vi um anuncio de um fone de ouvido super interessante, eu ate pensei em comprar pro meu marido. O fone de ouvido vem embutido em uma tiara dessas de cabelo. Vou ver se acho novamente e te mando o link.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Thabata, eu tbm me acho mais funcional durante à noite. Eu vou tentar o melatonin!! o sono de anestesia é o sono vazio né rsrs a gente apaga mesmo rsrs Thabata, se depois vc puder me passar o nome do fone de ouvido, eu agradeço!! Mto obrigada! Bjuss

      Delete
  7. Nossa.... nunca tinha visto um caso assim... quando eu durmo sò 6 horas por noite eu jà fico toda avoada no dia seguinte!
    Sempre precisei dormir no minimo 8 horas por noite pra me sentir bem no dia seguinte... nao consigo imaginar como voce consiga dormir sò 3 horas e se sentir bem!
    O unico problema que eu tenho com o sono è que eu gosto mesmo è de dormir de dia. De noite eu me desperto... e tambem levo um tempao pra dormir. Tipo, tenho vontade de trabalhar, limpar a casa, assistir tv... tudo de noite. De dia sou "incoglionita" hahaha
    Espero que encontre uma soluçao!
    Beijos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Gisa, minha mãe é assim tbm, eu lembro de eu novinha, levantando sozinha para fazer minhas coisas antes de ir para a escola pq minha mãe tinha uma super dificuldade em acordar funcional de manhã rsrsrs hahaha seu marido deve ficar doidinho com vc querendo faxinar de madrugada rsrsrsrs Bjsss

      Delete
  8. Pow, eu tenho um problema contrário do seu: eu durmo demais!! São nove horas por noite e, às vezes, mais uma ou duas horas durante o dia, ou seja, se somar tudo dá quase metade do dia dormindo!!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Caraca, vamos dividir? Eu te passo um pouquinho da minha insônia e vc me passa um pouco do seu sono? rsrsrsrs

      Delete
  9. Ai meu deus, parece até que esse post foi escrito por mim! Haha

    Já tentei de tudo também, e muitas vezes nem com remédio eu durmo. Semana passada passei a madrugada toda de domingo pra segunda acordada, acabei indo pra sala assistir TV porque senão marido também não dorme.

    Sempre fui assim, mas agora parece que está piorando. Além disso, a idade vai chegando e já não consigo mais trabalhar um dia todo bem se não tiver dormido pelo menos umas 5 horinhas.

    Depois de ver que nada ajudava, minha médica me indicou uma clínica especializada em distúrbios do sono, fiquei meses na fila de espera, fiz duas consultas tipo “intake” e semana que vem começo uma terapia pra aprender a dormir. Tô super curiosa!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Line, também tenho problema com remédio, até parei de tomar pq achei inútil :( Depois me conta como foi a experiência na clínica? Minha médica vem conversando sobre isso e estou meio relutante! Bjss e tomara que eles consigam resolver sua insônia!!

      Delete
  10. Ah, recebi muito material interessante sobre sono e várias técnicas, mas está tudo em holandês...senão te passaria!

    ReplyDelete
  11. Caramba Aline! Tomara que vc encontre logo a solução para isso! Pelo menos já está sendo treinada para quando a maternidade chegar :-) Eu vou sofrer com isso... amo dormir! LOL Bjs!

    ReplyDelete
    Replies
    1. hahahaha pois é Flor, meu marido que vai adorar o fato de eu sempre acordar para os bbs rsrsrsrs Meu pai sempre conta que minha mãe não levantava de madrugada, era ele que levantava e nos dava de mamar, não puxei ela nem a pau rsrsrs Bjss

      Delete
  12. Nossa Aline é complicado, aqui na minha cidade tem um professor que só dorme 2 horas por dia mais ou menos e diz que já foi em tudo que é médico e já tomou e fez de tudo mas não da!
    Espero que você encontre a solução logo para não haver complicações no futuro.

    beijos, Sté

    ReplyDelete
    Replies
    1. Muito obrigada, Stéfane! Nossa, eu ainda durmo umas 3 horas rsrs estou melhor que o professor!! Bjss

      Delete
  13. Aline, eu não posso te "receitar" nada, rs... eu durmo pra caramba, se deixar 10 horas seguidas na boa...hahahaha, mas também tenho noites insones, mas nada comparado a você :-). Já li alguma coisa sobre distúrbio do sono, inclusive a Escola Paulista de Medicina tem um ambulatório bem moderno para estes casos, mas isso vc deve saber...rs.. Espero que você consiga encontrar uma solução em breve:-). Durma bem :-). Bjss

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sandra, meu marido é como vc!! Se eu não arrancar ele da cama, ele dorme horas e horas seguidas!! Eu estou relutante em me comprometer com a terapia do sono por aqui, mas acho que vou ter que tomar vergonha na cara rsrs Mto obrigada! Bjsss

      Delete
  14. Nossa, Aline. Vou agora te chamar de "Tetéu". Hihihi! MInha mae me chamava assim quando eu dava trabalho para dormir. Tetéu é o nome de um passarinho de pernas finas, e acho que ele nao dorme à noite, hahaha.
    Que coisa, vc é como o RYan! Eu o chamo de CORUJA. Cara, ele dorme muito pouco e nao morre de sono no dia seguinte! Eu tenho que dormir umas belas 7 horas por noite, senao sou oficialmente uma zombie. Pra eu cair no sono, eu nao preciso de tv. Se eu fico queita e fecho os olhos 15 minutos depois já estou sonhando. Depende do dia também, as vezes demora mais quando estou mais elétrica, mas eu geralmente nao tenho problemas para cair no sono. Espero que vc encontre um método para dormir bem. Um beijo!!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Tacinha, perna fina que não dorme?! Sou eu mesma hahahahahaha (existe um complexo de pernas finas entre eu e minhas irmãs rsrs)A TV acaba funcionando para mim pq eu desligo do resto do mundo, e sozinha não consigo fazer isso. Se eu deitar no escuro, começo a pensar em tudo que vc pode imaginar. A maioria das minhas pesquisas começaram assim, depois de algumas horas deitada na cama no escuro rsrsrs Mto obrigada, flor!! Bjsss

      Delete
  15. Aline eu já iate dzer pra ler antes de dormir mas vc já escreveu que não pode rsrs.Eu durmo bastante mas tbm custo a dormir pois a cabecinha aqui não para de funcionar, conplicado.
    Acho que o segredo é esvaziar a cabeça meditar e esperar vir o sono, mas quem disse que a gente consegue? rsrsr
    Bjossss

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular posts from this blog

O Doído Adeus

Cagar não deveria ser tão complicado – parte 2

Eu e o conceito de limpeza nos EUA