Segundo Mandato

Hoje, o Presidente Obama fez o juramento e o seu discurso inaugural para o seu segundo termo à frente dos Estados Unidos. Um discurso bem feito (como todos os outros da carreira dele) onde até mesmo os direitos dos homossexuais foi citado! No mínimo, polêmico :)

Dizem que religião, política e futebol não se discute, eu discordo, acho que com pessoas educadas e que sabem respeitar a outra, todos os assuntos são discutíveis. A opinião de outra pessoa diferente da minha, não quer dizer que é algo pessoal (pelo menos não deveria) e é assim que encaro qqr discordância que vejo pela frente, e por isso resolvi escrever e publicar este post.


Não posso votar (ainda estou debatendo sobre aplicar ou não para cidadania, depois escrevo um post sobre isso), mas não acho certo ficar alheia ao que acontece no país que escolhi para viver, por isso acompanhei os dois principais candidatos de perto (digo os dois principais pq existem outros candidatos que concorreram a presidência, eles só não são famosos).

Obama não é perfeito como presidente. Acho a personalidade dele marcante, acho que ele parece uma grande pessoa, admiro a família dele, mas não posso dizer que ele não tenha deixado à desejar em alguns aspectos políticos, no entanto, o opositor dele Mitt Romney é o tipo de homem que eu não consigo me conformar quando alguém diz que vota nele. Sabe, eu tento ser uma pessoa bem mente aberta, sempre tentando ver as coisas por diferentes perspectivas, mas tenho tremenda dificuldade em entender as pessaos votarem em um misógino. Acho que isso é o mais duro e ofensiva que já fui aqui no blog rsrs

Como votar em um homem que enquanto governador votou 6 vezes contra o projeto de lei que pedia igualdade salarial entre homens e mulheres?! Como votar em um homem que declarou que qndo virasse presidente deixaria de apoiar uma importante conquista da sociedade feminina americana, o Planned Parenthood?!

Pausa para explicar o Planned Parenthood http://www.plannedparenthood.org/
O Planned Parenthood é uma ONG que educa e auxilia milhões de mulheres à serem responsáveis por sua educação sexual. Garante acesso à pílulas anticoncepcional para as mulheres, e também exames de doenças sexualmente transmissíveis e outras doenças ligadas aos orgãos reprodutores. Isso é uma explicação bem rápida, é só ir no website para melhor entender o trabalho deles.

Voltando no Romney... Como votar em um homem que se diz ter fortes valores familiares, mas na verdade se mostra um grande preconceituoso contra as mulheres e homossexuais?! Me desculpem, mas religião e política deveriam andar o mais longe possível uma da outra.

Acho que já deixei claro aqui em várias oportunidades que tenho fé, que acredito em Deus, e por conta disso sigo a máxima de que devemos amar ao próximo como a nós mesmos, e não posso achar que o próximo é aquele que me convêm. Isso é o que eu acredito! Acredito sim que somos todos iguais, que todos temos os mesmos direitos, e que devemos ser respeitados pelo que somos e não pelo que os outros querem que nós sejamos.

A religião pela qual fui criada pode não aceitar isso, mas é o meu direito e dever de analisar e ser pensante o suficiente para argumentar com aquilo que discordo. A mesma coisa penso sobre o aborto. Sou pro choice! Se eu recorreria a um aborto?! Muito provavelmente não, mas acho que esta é uma escolha minha, e não da sociedade em que vivo! E acho de extremo mau gosto e muito ofensivo quando alguém da campanha do Sr Romney diz que uma mulher que sofreu um estupro deve manter seu bb pq o estupro foi algo de Deus. E aí o Sr Romney vai lá e diz que ele escolheria palavras diferentes, mas que ele apoia a idéia. Desculpa, mas não dá para engolir algo tão ofensivo!

Acho que de todos os posts que escrevi, este é o que mais pode ser julgado, criticado, e pode até fazer algumas das minhas poucas leitoras deixar este cantinho. Geralmente, expresso opinião de forma mais neutra, mas esta não tinha como não ser uma explicação com bastante paixão! Quem quiser pode julgar, discordar... qqr coisa, não me ofendo :)

O que importa é que me senti aliviada e com um certo orgulho que foi o Obama quem hoje fez o juramento como presidente dos Estados Unidos da America, e não o Romney!

Comments

  1. Muito bem falado....Concordo com vc...Acho o sr. Romney muito contraditório em suas falácias...bjs Boa Semana

    ReplyDelete
    Replies
    1. Mto obrigada, Lia! Pois e', tenho problema serio com pessoas que sao extremamente contraditorias e mto proximas ao fanatismo, como o Romney! Bjsss e uma otima semana para vc tbm!

      Delete
  2. Cruzes!! Não acompanho tanto a política americana, e fiquei bege ao saber das idéias do Rommey! Na minha opinião, ele é no mínimo retrógrado.
    Tb não entendo porque as pessoas ficam cheias de dedos pra falarem sobre religião ou política. Pessoas civilizadas deveriam conseguir discutir sobre tudo :-).

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sandra, pois e', retrogrado serve mto bem ao Romney! Eu gosto de conversar e discutir sobre tudo rsrs Sempre me sinto mais enriquecida apos uma discussao de qualidade com as pessoa. Mesmo no final todos continuando com a mesma ideia, eu acho que sempre aprendemos algo diferente, e n acredito que nao ha nada que nao possa ser discutido :) Bjsss

      Delete
  3. O Romney e o tipico "good guy", que quer fazer a religiao seu aliado na palitica. Eu nao concordo com o aborto, claro que existem contextos que me levam a pensar que o aborto e a solucao(como o estrupo), mas em um mundo perfeito nao concordo com esta questao. Existem mulheres nos Estados Unidos que acham muito normal abortar por conveniencia( mulheres casadas e com casa propria que nao querem o bb para nao atrapalhar a carreira),e e isso que faz a Ong aqui mencionada uma polemica e local de abortar bebes, O corpo da mulher e propriedade dela e nao e problema meu, mas nao gosto deste fato!Ja fui 3 vezes nesta Ong desde agosto, para me cuidar e aprender e nao me arrependo. Essa Ong ajuda muito as pessoas de baixa renda ou pessoas que nao tem plano de saude como eu. No restante concordo plenamente com voce, acho que todos os assuntos sao discutiveis. Sou crista, nao concordo com relacionamento entre o mesmo sexo, mas meu cabeleleiro no Brasil e gay e fui cliente dele por 6 anos. Nao devemos descriminar ninguem! Independente de sexo, escolha sexual, cor, religiao e etc.. Cada um tem seu lugar na sociedade. Deus ama a todos, se Ele nao gostar das acoes de alguem... Ele vai lidar com isso com amor.. Nao e nosso trabalho colocar ninguem no "seu lugar". Costumo dizer que: " O mundo seria um lugar muito melhor se cada um cuidasse de sua propria vida!".. Nao e mesmo?! Amei o post esta de parabens!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Adriana, bem vinda ao blog! Isso e' uma coisa que nao gosto mesmo, quando um politico usa religiao como bandeira para angariar votos :( Eu entendo super bem sua postura sobre o aborto, e concordo sobre o problema da banalidade, mas ainda prefiro a escolha do que a imposicao! Que interessante ouvir uam brasileira que teve experiencia com a planned, eu iria adorar ouvir mais sobre a sua experiencia com eles!! Mto obrigada pela visita e pelo comentario! Bjsss

      Delete
  4. Eu nao sou a favor do Romney e muito menos seria Republicana pois na minha opiniao essa gente tem atitudes e pensamentos nao condizentes com a epoca atual Eu vou ser honesta e dizer que admiro o Obama como pessoa e o jeito que ele trata a familia dele, parece ser um cara super sensato mas dai ele para presidente pela segunda vez ja nao me fez feliz...rs..Acho ele muito bobama para presidente, nao tem articulacao nem pulso politico, acho que ele era bom para presidente se nesse momento os EUA estivessem com problemas diferentes. Eu achava que uma boa opcao teria sido um "senhorzinho" nao me lembro o nome dele nem o partido, mas eu lembro de ter lido sobre ele, achei as ideias bem legais e nada radical ou preconceituosas, mas infelizmente foi logo posto para fora nas primeiras convencoes. Mas o Obama ganhou e espero que ele consiga fazer coisas boas pelas pessoas que vivem aqui, tem pontos que acho legal como a nova lei para regulamentar armas ou algo assim, agora outras sou contra como essa penca de ajuda financeira sem uma revisao ou controle, que ta cheio de gente que nao precisa recebendo e todo mundo pagando pelos espertalhoes e fora a divida que so cresce...Mas enfim, vamos dar um voto de boa fe para o presidente e esperar pelo melhor.
    Beijinhos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Monique, eu dou mta risada cada vez que leio seu Bobama rsrsrs Para ser sincera, eu tenho uma visao um pouco diferente. Tenho esperancas que no primeiro mandato dele ele nao pode mostrar muita politica pq tinha mta coisa quebrada, e agora que as coisas estao comecando a tomar um rumo, ele pode focar em uma maior diversidade! Tbm sou contra ajuda financeira, sabe aquela coisa de "ensinar a pescar e nao dar o peixe?!", e' o que acredito! Espero que no geral, ele consiga mudar o rumo do EUA e melhorar a visao de mta coisa, ou pelo menos que ele consiga plantar a semente! Bjssss

      Delete
    2. Para TUDO!!!! Esse senhorzinho é o meu amigo Ron Paul!!!! Esse é o cara certo! Putz!
      kkkkkkkkkkkkkk

      Delete
    3. Acho que o nome dele e esse mesmo Rebeca, ele tinha otimas ideias para ajudar na economia dos EUA...mas infelizmente foi posto para fora logo nas primeiras convencoes, talvez o fator idade foi contra ele, uma pena =/

      Delete
  5. Aline, eu só queria q o Obama fizesse mais e falasse menos!
    Como por exemplo: direito dos homossexuais. Cara se eu fosse gay e o David fosse uma mulher, eu n poderia ter entrado nos EUA com o visto K1! Gay n tem direito a nada! Isso é um absurdo! Casamento gay é importante, mas tá longe de ser o bastante. Gay TEM Q TER O DIREITO a imigração como EU tive!

    VC sabe q eu n gosto do Obama, mas nunca falei q o Romney é perfeito! huahauhaua

    Eu admiro vc! Jamais deixaria de vir aqui e ler seu blog pq concordo quando vc diz q pessoas educadas conversam e discutem assuntos mesmo qnd n concordam. É assim q a gente aprende mais a respeito de tudo.
    PQ eu preferiria o Romney? PQ esse país precisa de alguém que cuide da economia do jeito certo. O Obama já mostrou q faz escolhas erradas nesse sentido. Ele não respeita os negros, ele os subestima dando tudo nas mãos e isso é algo q eu não suporto! N me entra!

    Sobre religião não poder andar junto de política só te digo UMA coisa: RELIGIÃO é política! Por isso q sou fã da frase "Menos religião e mais Jesus!" :)

    Mas olha, desde q o Obama ganhou (o q eu já sabia q ia acontecer), eu resolvi acreditar. Tem q ter sido mesmo o melhor pra esse país!

    Beijo!!!!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Re, como comentei com a Monique, eu acredito que faltou espaco para o Obama praticar a politica que ele prega, pq o pais estava mto quebrado. Agora que esta melhorando o passo, eu acho que vamos ver mais coisa na politica dele. Acho que as novas normas sobre as armas e o obamacre mostram um bom comeco! Acho que nem Obama nem Romney sao perfeitos rsrs Acho que ngm e', mas eu nao gostaria de ver uam pessoa como o Romney no poder nem em milhoes de anos, tai o Bush que deixou um gosto amargo na historia americana... Eu prefiro o Obama tomando conta da nossa economia do que o Romney perto da presidencia, nem acho o Romney assim tao competente, e a intolerancia e pre-conceito, para mim, fazem com ele nao mereca nem ser cogitado a presidente.

      Sobre a religiao, sou a favor de um estado laico, ou ele nao vai poder representar a populacao como um todo. Quando incluimos a religiao na politica, deixamos de fora as vontades daqueles que sao agnosticos ou ateus! A politica e' para todos, a religiao nao (eh uma questao de escolha) por isso acho que e' preciso sim uma politica descomprometida com bases religiosas.

      Sobre o homossexualismo, concordo com vc, muito precisa ser feito, mas com o Obama como presidente os homossexxuais ja alcancaram mais do que eles alcancaram em qqr outra presidencia. A legalizacao do casamento em todos os estados e' um primeiro passo importante para que casais do mesmo sexo possam ter seguro saude, recolher impostos como casal, e todos outros beneficios que o reconhecimento do casal (independente de sexo), o que com o tempo incluira poder aplicar para Green Card e outros vistos. Eu relamente acho que o discurso do Obama traduz o que ele tem feito neste sentido, ele esta buscando a igualdade. O processo e' lento, pq ele e' presidente, mas os EUA e' uma republica federativa onde os estados tem poder para decidir as proprias leis, e como vivemos em uma democracia ele nao pode simplesmente abolir a lei de um estado. Vide a grande polemica que esta das leis federais sobre armas!

      Muito obrigada Re, vc e' uma querida e fico feliz de ver como atraves do blog conheci gentetao legal e que me apresentam perspectivas diferentes e me fazem pensar de outras maneiras!

      Bjssss :)

      Delete
  6. Aline,

    Se pudesse votar, não sei em quem votaria. Mas, prá te ser sincera, não suporto Obama, mas muito mais por questões de política econômica. Acredito que políticas de incentivo a mais wellfare são simplesmente políticas paleativas e eletoreias (assim como da mesma forma, não sou a favor dos bolsas esmolas da vida no Brasil). Acho um absurdo e economicamente insustentável, um seguro desemprego de 2 anos. E não acredito que estas políticas ajudem na geração do emprego, mas muito pelo contrário. Por exemplo, tem um dos vizinhos aqui, alcóolatra, que vai e volta dentro de centros de recuperação e recebe wellfare. Poxa, o cara cavou as consequências na vida dele, não contribuiu no sistema através do trabalho (como a maioria das pessoas), e ainda assim, os meus impostos (que trabalhei prá pagar) tem que ir prá sustentar criaturas desse tipo?! Poderia ir aqui em vários outros exemplos de criaturas que conheço, que estão encostadas e simplesmente sugando do sistema (Há um tempo atrás mesmo, passou no noticiário de uma mulher que ganhou na loteria e ainda assim, no outro dia foi sacar o wellfare dela. Resultado, a polícia descobriu e ela foi parar na prisão).
    Também não acho que sair aumentando as cargas de impostos nos "ricos" vai mudar muita coisa. Até porque muitos dos ricos (até mesmo os que suportam o imposto) tem a maior parte dos investimentos no mercado de ações, logo diferentemente taxados. E com noções básicas de economia, percebe-se que não importa o quanto se aumente as cargas de impostos, em porcentagem a "work class" vai sempre pagar mais que os ricos. Além de acontecer de ricos sairem imigrando prá outros países com os investimentos dele, a exemplo do sócio brasileiro do facebook, que abriu mao da cidadania americana prá viver e investir na Singapura *(afinal, as cargas de impostos por lá não são altas). Além de outros, que vão para países como o Chile, em que tem uma income tax fixa de 15% ( e por sinal, o Chile é um dos países com melhor qualidade de vida na América do Sul. Curioso). A quem prejudica? A classe operária mesmo. Mas, enfim, acho que num discurso político soa como música ao ouvido de alguns.
    De certa forma, concordo com você que seria bom um real estado laico, com total separação da religião e governo. Sim, seria o ideal. Mas, sinceramente, acho que está mais prá o ideal da idéia de um mundo utópico do que estar perto da realidade. Afinal de contas, no decorrer da história da humanidade, alguma vez já existiu esta real separação entre Estado e Igreja. Mesmo nos países, que teoricamente são laicos, ainda assim há uma forte influência da religião no poder político. E por mais que as sociedades continue as voltas com relação a isto (como já aconteceu repetidas vezes no curso da história), acredito que vai continuar como um ideal utópico (só belo prá discurso político mesmo, acho).

    Abraço.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Beth, eu concordo com vc, sou completamente contra a política de esmolas, e tbm não acho que ela ajude um país economicamente. mas também acho que este é uma política que não é exatamente própria do Obama, já que ela existe de antes dele. Algumas coisas ele criou, outras já estavam aí. Tbm acho absurdo 2 anos de seguro desemprego, enquanto na outra mão vc tem licensa maternidade que dura de 4 a 6 semanas (contradição ao seu máximo). Não acho que o aumento de imposto seja solução, nem que fica bonito em discurso. Esta taxação que ele criou não é empresarial mas sim de renda, então teoricamente uma empresa deixando de investir o capital no EUA não está ligada a este nova taxação dele. O que na verdade, nem é taxação dele, ele apenas permitiu o cancelamento parcial de uma medida provisória que já vinha sendo carregada por anos à despeito da taxação de income. Eu concordo que um estado completamente laico é utópico, por isso que disse que acho que política e religião devem estar o mais longe possível. O prórpio discurso do Obama tem sim conotações religiosas, mas quando um cara me sobe em um palaque e diz que é coisa de Deus uma mulher ser estuprada, não há nada político no que ele diz, há apenas as crenças dele. E o representante de uma sociedade de diversas religiões e em muitos casos de agnóstico e ateus, não deveria nunca deixar sua política ser predominantemente dominada pela religião. Infelizmente, muitos dos discursos do Romney era baseado em religião e a intrepretação preconceituosa dele no que a religião prega, e conheci muita gente que votou nele por pura representação religiosa, e isto me da faniquito! rsrs

      Delete
  7. Oi Aline! Concordo contigo, fiquei feliz e até mesmo um pouco aliviada que Obama será o presidente de novo pelos próximos 4 anos. Fica com Deus! Bjs!

    ReplyDelete
  8. Eu nao assisti a segunda posse de Obama, mas o que eu percebi eh que eu estou muito mais consciente em saber sobre os politicos hoje em dia mesmo nao votando do que quando estava no Brasil. E eu detestei a plataforma do Romney, nao so preconceituoso contra mulheres e homossexuais. Tambem, quando ele disse que os investimentos que o Obama havia feito pela geracao de energia de forma limpa havia sido um desperdicio de dinheiro, foi pessimo. Ele dizia que os americanos deviam continuar com o oleo, eu quis voar no pescoco dele, mas todos sabemso o pq ele quer continuar com o oleo pq eh muito mais facil para ele ir a paises menos desfavorecidos e comprar suas riquezas naturais a preco de banana, isso quando nao invadem e tomam a forca. Depois com todos os desastres naturais acontecendo pelo efeito estufa, manter fabricas e carros soltando essa fumaca de oleo ? Nao quero nem me extender muito, concordo com voce: Obama nao eh o perfeito pro cargo, mas entre ele e Romney. Obama com certeza!!!!!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Thabata, concordo que a energia limpa seja muito importante para o meio ambiente. E acho que os EUA tem tudo para ter sucesso na energia limpa, principalmente com a riqueza em bolsas de gas natural. E acho que tem que se investir mais em gas natural tbm. A energia limpa é realmente o ideal. Mas, infelizmente, nem sempre o ideal é economicamente viável. Sim, seria o ideal que todos tivessem acesso a placas de energia solar, mas é muito caro, ou seja, não é economicamente viável. Há os riscos do óleo,? sim. É importante se investir em energia limpa? sim. Mas, nao acredito que boicotar a industria do oleo ou carvao mineral seja a solucao (principalmente, nesse momento de maior instabilidade econômica).

      Delete
  9. Olha, depois desse post, gostei mais de você. Eu também acho que religião e política não deveriam caminhar juntas (meu marido diz "isso já aconteceu na idade média e não deu muito certo"). Eu sou cristã e por isso, acredito no amar ao próximo como a ti mesmo, ou naquele ensinamento que diz para a gente não julgar. A vida seria muito chata se todo mundo fosse igual, você não acha? E se na minha concepção a pessoa está pecando, quem sou eu para apontar o dedo, né mesmo? Gostei do post!

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular posts from this blog

O Doído Adeus

Cagar não deveria ser tão complicado – parte 2

Eu e o conceito de limpeza nos EUA