As adaptações da vida...

A minha viagem para Chicago avabou me inspirando em escrever o quanto me adaptei com a vida na cidade pequena.
 
Eu nasci e fui criada em São Paulo, ou seja, vida em cidade pequena só era em período de férias, e após uma semana costumava ficar estressada, pq sentia saudades do agitação da cidade. Sempre me considerei um bicho da cidade, e achava que jamais me adaptaria a um ritmo diferente do da grande metrópole. 
 
A vida me trouxe para Ann Arbor, e eis que acabei virando bicho do mato hahaha (o namorido que não me escute, ele odeia que eu chame Ann Arbor de interior hahaha). Entendam, Ann Arbor é composta por mais de 100 mil habitantes, e mta gente não chamaria isso de interior, mas para mim é sim rsrs  Eu admito, que apesar do clima de interior, tenho mtas das conveniências da cidade grande. Por aqui encontro uma grande variedade de restaurantes com cozinhas internacionais, grandes hospitais, shopping centers e todas as redes de supermercados q preciso. Todos que conhecem Ann Arbor são apaixonados pela cidade, pelo seu clima de interior mas com uma grande gama de coisas para se fazer na cidade. então não posso dizer que tenha perdido grandes coisas que a metrópole me proporcionava.
 
Ann Arbor abriga a Universidade de Michigan, e por conta disso é uma cidade com bastante jovens, e para estes jovens precisou criar atrativos, além da excelência no ensino.
 
Para se manter atrativa, Ann Arbor se tornou uma cidade super desenvolvida e politizada. Posso dizer que encontramos praticamentes de tudo por aqui, mas ainda sofro mto por não ter um Cheesecake Factory nas redondezas (hahahaha eu simplesmente amo o cheesecake deles ;).
 
O Downtown daqui é super charmoso, e ainda assim te oferece uma infinidade de bares e vida noturna (no conceito americano de ser, as danceterias e bares, no geral fecham por volta das 3 am) No entanto, por aqui, as pessoas ainda te dão bom dia na rua; o trânsito é cordial; buzinas apenas qndo se extremamente necessário; e outras coisas que normalmente só se encontra nas cidades pequenas. 
 
from Arquivo pessoa: parte de Downtown no Outono
 
Michigan e consequentemente Ann Arbor, são conhecidos pela quantidade de rios e lagos que compôe a região, e consequentemente mto verde. Estou cercada por diversos parques, diversos rios, por isso o outdoor living aqui se expressa ao extremo.
 
 
from Arquivo pessoal: Adoramos fazer trilhas de bicicleta.
 
Em SP, enfrentava 1 hora de metro, por trecho, todos os dias, e era a coisa mais normal do mundo... Se ia de carro, era mais de uma hora parada no congestionamento... Fim de semana era a mesma tortura, qndo se marcava para ir em um restaurante ou qqr coisa, sempre precisava sair mto mais cedo de casa, não importava a distância, pq congestionamento era certo. Locomover-se em São Paulo é uma loucura, mas quando estava lá, sim me estressava, mas era o normal, era minha rotina, e estava acostumada.
 
Meus conceitos e rotina definitivamente mudaram, e o que considero "normal" é muito diferente de 4 anos atrás. 
 
Dizer que em Ann Arbor têm congestionamento chega a ser uma blasfêmia, congestionamento aqui é atrasar uns 5-10min, vc se programa para sair e dificilmente não chegará no horário programado sem precisar sair hiper cedo de casa. Tanto eu qnto o namorido trabalhamos a uns 7 min de casa, e ele então é constantemente 7 min, pq não têm nenhum semáforo no caminho. Mtas vezes vou para o trabalho de bicicleta, e de manhã qndo saio, quase não encontro carros na rua.
 
Me acostumei com este ritmo, e ir para Chicago me mostrou que qualidade de vida não têm preco. Entendo q existem várias pessoas que adoram morar na cidade, mas para mim não dá mais. A buzinaiada me tira do sério, o congestionamento constante me dá dor de cabeca... Eu concordo que há suas conveniências em se viver em uma metrópole, o transporte público é melhor, mais opções de locais para a compra, mas a grande verdade é q para mim, prefiro ir vistar estes lugares do que morar neles.
 
Adoro acordar com diversos pássaros cantando na minha janela, com o barulho da água do lago... abrir minha janela e ver mto verde, ir para downtown e não ter prédios cobrindo o sol, não perder horas preciosas no congestionamento... Adoro minha vidinha aqui... É reconfortante pesquisar sobre o crime rate em Ann Arbor e se deparar com estatísticas como esta
 
Me sinto mais segura, mas não vacilo hahaha tenho medo dos psicopatas malucos que têm no EUA. Não durmo com a minha porta aberta como meus vizinhos, e sempre tranco o carro... Pode ser neurose de qm viveu mtos anos na cidade, mas a gente nunca sabe qndo um louco pode aparecer... Por isso sempre tenho em mãos meu spray de pimenta que a Eli me deu! Não me iludo com a sensação de segurança, mas q durmo melhor em saber os números daqui, isso eu durmo.
 
As escolas de Ann Arbor são ótimas, e a Universidade de Michigan é uma das melhores no EUA. Lógico que aqui têm várias coisas que não gosto tbm, nenhum lugar é perfeito, e sei reconhecer isso mto bem. Mas a verdade é q não trocaria esse interior que eu vivo por Chicago, ou NYC, ou nenhuma outra grande metrópole... Vou sim visitá-las, mas a minha família, eu prefiro criar bem longe deste caos.

Comments

  1. Ai, que sonho de cidade, Aline! quero muito morar em algum lugar assim algum dia. Eu gosto da minha cidade, tem belezas naturais e tudo, mas tudo é tão longe, o trânsito me estressa tanto, sem contar os crimes. É tanta confusão e barulho, isso me cansa. Não preciso de centros de compras para me sentir bem. Não precisamos ser tão consumistas assim.. rsrs.
    Tenho amigos em NY, o bofe mesmo morou lá por uns 7 anos e ama aquela cidade. Meus amigos de lá enchem a boca para falar de lá. Eu sinceramente, detestei. Cidade estressante, suja, cinza. A vida bonita é a do topo dos prédios, que são para os poucos ricos. Entre DC e NY, preferi DC: não é lá perfeita, mas é uma cidade horizontal, dá pra andar a pé, cheia de patrimônio histórico gratuito... rsrs. Quando digo aos amigos de NY q prefiro DC eles só faltam me bater hahaha. Uma disse: "ah mas em DC tudo fecha cedo..."... mas eu prezo meu sono, e nunca fico a fim de virar a noite nas baladas. Fui visitar uma amiga do bofe em NY, e fiquei com pena dela. Ela tem cinco filhos adolescentes, um deficiente físico, morando um "apertamento" com 5 filhos adolescentes, num lugar onde não há nada de saudável para se oferecer a eles.. todos obesos, a rua onde ela morava era tão cinza, e tanta gente esquisita. Ela é refugiada e sonha em voltar pro Tibet, lembro dela falar das montanhas e da natureza de lá com tanta alegria. Realmente de dá nos nervos em pensar em criar uma família numa cidade assim.
    Acho q vc faz certo em ser prudente, fechar as portas, e tudo mais... é algo que a gente aprende na cidade grande não se livra disso, né!

    ReplyDelete
  2. Nossa Aline, me deu ateh vontade de morar em Ann Arbor agora haha. Eu tb nao me acostumo mais em cidade grande, acho.
    Eu nasci numa cidade media no Brasil, litoral de Sao Paulo, eh uma Ilha mas nem todos que moram lah sabem pois eh tao "grudada" na costa. Lah a vida era tranquila fora de temporada. Mas na temporada, cheia de turistas meu Deus, era um absurdo. Odiava. Eu nunca gostei da cidade de Sao Paulo, capital mesmo. Nao suportava o transito, a sujeira, a cor "cinza" sem graca, poluicao...
    Aqui nos EUA quando vim como au pair morei num suburbio de Boston, 15 a 20 minutos de carro norte de Boston, eu AMAVA. Era uma cidade pequena - pequena mesmo de uns 13 mil habitantes soh (como quase todas as da regiao ao redor de Boston) mas grudada em outras. Entao tinha o clima de cidade pequena mas a comodidade de estar pertinho de outras cidades pequenas e ha poucos minutos de Boston que era uma cidade grande. Eu amava, pois tinha o melhor dos "dois mundos".
    Quando mudei pro Arizona (costa oeste eh muito diferente da costa leste) eu morei em Tucson, cidade com mais de 500 mil habitantes, mas que apesar de ser grande nao tinha clima de cidade grande como Phoenixe (que eh cidadao grande, com transito, e tudo o que tem direito). Tucson eh grande no sentido territorial, mas quase nao tinha predios, soh casas. Tudo eh "spread out". Eu gostava porque tinha varias coisas pra fazer, mas mesmo assim tinha o clima de lugar pequeno, pessoas super simpaticas, e tudo o mais. Jah aqui onde moro agora, Farmington, NM eh horrivel. Eh uma cidade relativamente pequena, de 43 mil habitantes apenas, mas infelizmente eh feinha e nao tem nada ao redor. A cidade grande mais proxima fica a 3 horas daqui que eh Albuquerque. A minha sorte eh que fica perto de algumas cidadezinhas no Colorado, 1 hora daqui. Entao eh bom, mas mesmo assim sao cidades remotas, super pequenas. Eu sinto muita falta de Massachusetts. Sinto falta do Arizona tb. Mas MA estah em meu coracao. Nao tem jeito. Pior eh que acho que nunca vou poder morar lah novamente.

    Eu sou como voce, adoro uma cidade grande, mas apenas pra passear, pra morar NAO. Eu amava ir pra NY city, mas soh de finais de semana. Se morasse lah teria um treco.

    ReplyDelete
  3. É, eu também adoro morar em Ann Arbor. O fato de ser uma cidade segura e ter amuito verde a fazem bem propicia para a criaçao de filhos. Eu sempre morei em cidade grande antes de mudar para os EUA, mas sempre quis morar no interior e ter ido pra AA calhou de acontecer num momento da minha vida em que eu estava louca por uma mudança de qualidade de vida. O F. pega muito engarrafamento na volta do trabalho, mas isso é porque ele pega a highway e trabalha em Dearborn, bem mais longe que voce e o K. Tambem ja peguei congestionamento na highway, mas depende do horario e nunca é como em SP ou aqui em Vitoria. Eu adoro morar em Ann Arbor, adoro o fato de as pessoas serem amigaveis e as opçoes de restaurantes que a gente tem. Tambem nao sinto falta da cidade grande e estou muito feliz aí. Eu tenho certeza de que odiaria morar em NYC ou Chicago. Desacostumei da violencia e da agitaçao de cidades como essas. A gente sempre faz trilha no verao tambem, mas a pe. Beijo

    ReplyDelete
  4. Oi Aline, uau agora até eu quero morar em Ann Arbor, parece ser ótima, cidade pequena, sem congestionamento, pouca criminalidade, muito verde, parece perfeito pra criar uma família. Eu vou morar em uma cidade pequena próximo de NY não sei como vai ser, mas espero que seja tranquilo também, a única coisa que tem la que desde já amo, é o parque, amo verde, amo fazer trilha e andar de bicicleta. Aqui no RJ é uma cidade grande e tem violencia, mas também tem muita natureza e lugarzinhos onde podemos nos refugiar, não sei se vou sentir falta disso, mas to indo de coração aberto pra me adaptar.
    Beijinhos

    ReplyDelete
  5. Aline, guria amei a descrição de onde você mora. Adoro lugares assim com lagos, calmos e com muito verde e ao mesmo tempo perto de tudo o que você precisa, muito conviniente. Ainda mais no verão perfeito para caminhar, andar de bicicleta, roller blades, amei a foto com a Lua que coisa mais amada fica bem quietinha ali, que linda Aline, uma graça.

    Aqui também é assim, muito lindo e tem tudo que eu preciso ao mesmo tempo, bem cidade mas com toda esta natureza em volta.

    Aline tu é como eu, sou louca por cheesecakes, amo demais. Aqui nos temos Cheesecake Factory pertinho, que coisa boa. Uma dica é que talvez você encontre dentro do Starbucks da Barnes and Noble cheesecakes do Cheesecake Factory, aqui geralmente tem, então é uma outra opção.

    Beijos e Bom Findi!!

    ReplyDelete
  6. Aline, que legal seu post! Adorei! Menina, eu também sou de São Paulo! Eu amo aqui, por ter tudo o que a gente precisa em qualquer hora do dia, porém o trânsito, q qtdade de pesssoas que moram aqui está demais....é tanta gente, que nuossa...acho que cidade está pequena demais pra tanto de tanta coisa. É tanta gente, tanta violência, tanto trânsito...eu hein..espero que as coisas possam melhorar um dia, eu amo esse lugar. E vou me mudar pro interior também. Para vc ter uma noção na cidade onde vou morar, não tem Walmart!!!!!!!!!!! Só na cidade vizinha que fica 20 minutos de carro, hahaha....olha, estou me espelhando em você, espero que eu consiga me adpatar, hihihi...
    Beijinhos! :)

    ReplyDelete
  7. Então, estou que nem vc, diferença é que eu nasci e cresci no interior. Bem, mas morei por dez anos em Fortaleza cidade e quando mudei pra Knoxville achava que não ia me adaptar. Knoxville é parecida com sua cidade, um lugar universitário, cheio de jovens e com uma qualidade de vida excelente. Quando eu cheguei em New York fiquei assustada com o trânsito, a muvuca, a falta de educação do povo. kakakakak Coisas que mudam!! Beijão

    ReplyDelete
  8. CALI, eu sinceramente gosto deste cantinho que acabei me enfiando qndo vim para o EUA. Vou visitar as cidades grandes, mas definitivamente não é o meu lugar mais. Eu conheci uma parte de D.C. e é como vc falou, tem tanto patrimônio gratuito que vale a pena, fora as cerejeiras que tornam a paisagem espetacular!! Mtas pessoas têm esta fixação por metrópoles, cidades que nunca dormem, este nunca foi meu ritmo rsrs Então viver de visitar as metrópoles, para mim é mto mais atrativo rsrs. Nossa, que situação desta sua amiga em NYC, deve ser um sufoco para ela, e imagino o qnto ela deve estar querendo sair disso. Qndo vc vier para o EUA, faz uma escala por aqui, e aproveita minha pequena cidade ;) Bjuss

    NANI, que maravilhoso que deve ter sido o lugar do seu tempo de au pair, eu pessoalmente não conheço Boston, mas sempre escuto que os suburbios de lá são uns dos melhores lugares para se morar nos EUA. Nossa, parace bastante penoso onde vc está agora, acho que o duro é o q vc comentou, não ter nada para fazer nas redondezas. Nani, não desiste não, quem sabe um dia vc não volte para o cantinho do seu coração?! Estarei torcendo para q vcs consigam! Aqui em Ann Arbor tbm há várias cidades vizinhas com outras opções, então sempre têm algo para fazer, parecido com o que vc comentou de Boston. A grande verdade é que espero nunca ter que voltar para a cidade grande rsrs.

    ReplyDelete
  9. ELI, vc está super certa, acho Ann Arbor ótima para famílias, e tenho certeza que vai ser um ótimo ambiente para o Oliver ;)

    MONIQUE, acho que sua atitude está certissíma, vir de coração aberto, topar o novo. É difícil dizer se vai ser fácil, para mim, a adaptação com a cidade foi mto mais rápida do que eu imaginava, acho q já tinha um pé caipira que só estava esperando para desabrochar rsrs. Eu tbm adoro os parques, e a possibilidade de poder fazer trilhas diárias me fazem mto feliz! Olha, qndo vc vier para o EUA, será mais do que bem vinda para uma visita ao meu finzinho de mundo rsrs.

    VAN, eu amo mto onde estou morando, e a Lua simplesmente ama andar de bicicleta hahaha ela vai na cestinha dela sentadinha, e ela adora qndo vamos mais rápido e fica o vento nas orelhinhas dela hahaha. Ai Van, qndo morava em Cleveland tinha Ceesecake Factory pertinho de casa, mas aqui não têm, eu encontrei vendendo alguns sabores em lugares aleatórios, mas não achei o mesmo sabor :( Por isso, qndo viajo para algum canto que Cheesecake Factory (EUA todo, exceto MI hahaha) uma noite é sempre reservada para minha sobremesa preferida aqui hahahaha.

    TACIA, flor, fiquei curiosa, que canto de SP vc é? Eu xereta mor né? Não precisa divulgar vai, eu seguro a curiosidade rsrs Sabe eu sempre achei o máximo este lance da cidade que nunca dorme, sempre ter a mão as coisas que precisamos, mas acabei me adaptadno mto bem ao não ter a vantagem dos lugares 24hs, ás vezes sinto falta de uma coisa ou outra, mas a grande verdade é q os pontos positivos da cidade pequena superam os negativos, pelo menos para mim. Como comentei com a Monique, difícil dizer se a adaptação será fácil, mas acho que ajuda se a gente se entrega, e não faz mtas comparações entre as cidades. Estarei aqui torcendo para q sua adaptação seja tranquila ;) Bjuss

    ReplyDelete
  10. KAROL, vc já passou por duas grandes adaptações hein? O que vc comentou de qndo vc foi em NYC é exatamente como me sinto qndo volto para SP ou qndo vou para Chicago, nunca fui para NYC, e quero mto visitar, mas morar nem me passa pela cabeça, muvuca nçao dá mais não rsrs. Bjuss

    ReplyDelete
  11. Oi Aline!! muito obrigada pelo convite de visitar sua cidade!! poxa, a cois aq mais gosto é viajar e visitar os amigos :) uma pena q Ann Harbor fica no extremo oposto da Califórnia!! mas espero muito poder conhecer esse cantinho lindo dos EUA.

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular posts from this blog

O Doído Adeus

Cagar não deveria ser tão complicado – parte 2

Eu e o conceito de limpeza nos EUA