The Girl with the Dragon Tattoo

Amo livros, sempre li muito, e mesmo quando estou surtando com milhões de coisas acontecendo, sempre me forço a criar tempo para ler, pois sei que me arrependo se não o faço.

O Livro sempre teve a função de me desligar do mundo ao meu redor, tudo que leio gera um filme na minha cabeca, mas um filme que eu estou presente. Por esta razão, acho que nao gosto de adaptacões de filme para o cinema, pq não conheço nenhum filme que conseguiu captar verdadeiramente o livro.

Tento ler um livro por mês, marido me ajuda na missão, todo aniversário de relacionamento (nós comemoramos todos os meses) ele me dá um livro de presente!

Mas vamos ao título do post hehe

The girl with the dragon tattoo é o primeiro livro de uma série de 3, do autor sueco Stieg Larssson. É um livro de mistério policial que foge dos clichês da maioria dos livros. Personagens complexos, com todos os lados que as pessoas da vida real têm.

Acredito muito que qualquer ser humano é capaz de qualquer coisa, tudo depende da situação e o livro retrata muito bem isso. Os personagens principais, são áqueles que apesar de serem "bons" recorrem a métodos nem sempre ortodoxos para várias situações. A autor cria todo um ambiente para tudo que acontece, e este é o tipo de livro que gosto, onde o autor te guia para criar um background para a história e para os personagens, ninguém é jogado na trama com conexões duvidosas, tudo esta conectado de uma forma bem elaborada.

O livro é forte, descreve situações impactantes com muitos detalhes, por isso, se leitura policial não te agrada, The girl with the dragon tattoo definitivamente não vai ser u,m bom livro. A história é imprevisível em muitos aspectos, e sinceramente, para um livro ser imprevisível para mim é muito difícil.

O livro gira em torno dos personagens de Lisbeth Salander e Mikael Blomkvist. Lisbeth e' uma hacker super talentosa e com uma personalidade complexa e única, que trabalha para um empresa de segurança, enquanto Mikael é um jornalista, mulherengo mas comprometido em mostrar a verdade do mundo político e coorporativo. 

O caminho dos personagens se cruzam quando Mikael começa investigar o desaparecimento da neta de um grande empresário, e descobre que Lisbeth havia feito um excelente trabalho investigando a vida dele. Após ler o relatório que Lisbeth escreveu sobre a vida dele, Mikael vê em Lisbeth uma agente extremamente talentosa que poderia ajudar ele a desvendar o mistério que cerca a família do empresário por 36 anos. Não quero falar muito para não estragar a leitura de ninguém, mas sinceramente, o livro vale muito a pena.

Já li os três livros, e o último foi meu preferido. Recentemente assisti o primeiro filme na versão sueca e na versão norte americana. A versão sueca tem os personagens mais reais, todo mundo aparenta a idade do personagem mesmo, na americana, os atores são muito mais bonitos rsrs e achei que eles colocaram mais detalhes do livro, explorando mais os personagens.

Sempre é muito díficil fazer um filme de um livro, desconheço um que tenha sido um grande sucesso nesta tarefa, mas acho que a versão americana te dá mais detalhes para entender os próximos filmes e acho que áqueles que não leram o livro ficam menos perdido para entender o que está rolando com os personagens... Enfim, se tem alguém por aí que viu o filme e leu o livro, me fala sua opinião!
From Google Images

Comments

  1. Aline, eu amei essa trama! Quero ler o 2o e o 3o livro! Vi que o filme vai ser lancado, e quero ver (mas os livros sao sempre melhores que o filme, neh?). Eu amo ler! Tb tento ler um livro por mes! Quase sempre consigo...ainda nao terminei o que escolhi para Janeiro...err...mas ainda tenho alguns dias, hihihi...
    Beijo!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Tacia, flor, tanto o filme qnto o livro valem a pena, mas sempre indico o livro hihihi Na versao sueca, os 3 filmes ja foram lancados, e no norte americana o primeiro filme está quase saindo de cartaz, corre pro cinema rsrs Eu tbm estou atrasada com meu livro de Janeiro, e n acho q termino este mês :( Bjuss

      Delete
  2. Dica super legal, eu ja andava com vontade de ver o filme, agora quero ler o livro tambem =)!!
    Beijinhos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Monique, pode ler e ver q vc n vai se arrepender :) Bjuss

      Delete
  3. Eu não li essa série, mas semana passada vi o filme americano. Gostei bastante do filme, mas achei que só ficou bom a partir dos 30 minutos. Achei meio lento no início e desconhecendo a história do livro, para o filme, eu dispensava esses primeiros 30 minutos e as cenas de estupro (achei que não contribuiram muito para a história do filme, mas novamente, não li o livro...) Porém, os últimos 90 minutos do filme eu gostei bastante. Não sei se verei de novo (cenas de estupro me fazem um mal enorme...acho que fazem mal a qualquer mulher) mas já recomendei para vários amigos que gostam de um bom "police mystery thriller"
    Os outros livros são tão pesados quanto o primeiro? Estava pensando em ler (ou assistir a versão sueca...)

    ReplyDelete
  4. Li os tres livros e vi os tres filmes da versao sueca. Gostei muito! Como sempre, a versao da telona perde muito na riqueza de detalhes. Nao sei se vou assistir a versao americana. Vc acha que vale a pena ver a versao americana?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olha Barabrella, super indico ver a versão americana. Achei que eles acrescentaram muito mais detalhes do livro, e a atriz que fez o papel da Lisbeth deu um banho de interpretação, ficou mais parecida cm a Lisbeth do livro!Bjusss

      Delete
  5. Vi o filme semana passada e fiquei interessadíssima em ler os livros. A trilogia é uma continuação da história ou são histórias totalmente nada a ver com a outra? O duro é o nome em português, ruim demais: o homem que não amava as mulheres.

    No filme, fiquei impressionada com a caracterização da Lisbeth. Vi uma foto da atriz na internet, normal. É outra pessoa. Para quem viu Rede Social, ela é a namoradinha do Mark Zuckerberg, que levou um pé na bunda no início do filme.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oie, os livros são todos conectados, giram em torno da Lisbeth e o do Mikael. Pode ler que vc n vai se arrepender!! Vc sabe que ouvi dizer que da tradução direta do sueco, este é o nome correto? A atriz que interpretou a Lisbeth realmente fez mto bem o papel dela, impressionante! Mesmo no final, que ela se veste para ser a Irene, vc vê o qnto a atriz é uma camaleoa!! Adorei! Bjuss

      Delete
  6. Oii, Aline.Passa no meu blog pra pegar um selinho. Eu adoro seu blog e apesar de passar aki para ler e nem sempre conseguir comentar. O seu blog com certeza merece esse selo. bjusss

    ReplyDelete
  7. Eu assisti a versão russa do filme, mas ainda não assisti a versão com o Daniel Craig[é esse o nome dele? O cara do 007 Cassino Royale?].O filme foi muito forte, principalmente as cenas de violência, no final gostei demais.

    Vou esperar a nova versão chegar nas locadoras.
    Bjos!

    ReplyDelete
  8. Aline,

    Tu sabe que eu olhei as duas versões. Eu e o meu marido queríamos comparar qual foi a melhor, embora nunca lemos o livro. E achamos que a versão Sueca foi muito melhor, principalmente pelo fato da atriz protagonista interpretar melhor o papel. Mas agora lendo os seus comentários percebi que tu que já leu o livro pensa exatamente o contrário, por isso a importância da leitura antes. Vou ver se eu leio o livro depois.

    No mais o filme é super intenso, bastante drama e cenas fortes, esta longe de ser o tipo de filme que eu gosto mas o suspense e fato de ser bem escrito fazem o filme e acredito que o livro ainda mais, se tornarem muito bons.

    Beijos

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular posts from this blog

O Doído Adeus

Cagar não deveria ser tão complicado – parte 2

Eu e o conceito de limpeza nos EUA