Viagem para o Brasil com animais de estimação

Não sou nenhuma perita no assunto, por isso, o que vou falar aqui é a minha experiência viajando com a Lua!!

Bom, eu tento levar a Lua para qualquer lugar que eu vou, sinceramente, me sinto culpada de viajar e deixá-la para trás. Algumas vezes ela precisou ficar aos cuidados de amigos, mas no geral, ela viaja bastante rsrs

Ir para o Brasil, no meu caso, nunca foi nenhuma dor de cabeça. Nunca tive nenhum problema, e a Lua é bem tranquila viajando.

O principal para a viagem, é a organização. Prepare-se com antecedência, e tente sempre contar com o inesperado.

A primeira vez que viajei com a Lua para o Brasil, eu fiz milhões de pesquisas e liguei para milhões de lugares, por isso o post será uma compilação do que precisei fazer.

Sempre que viajo com a Lua eu viajo usando a Delta, pq de Detroit eles tem vôo direto para vários países, inclusive o Brasil! A Delta autoriza que animais de pequeno porte voe na cabine como carry on, outras empresas também autorizam, mas não são todas, por isso é sempre bom ligar e perguntar.

Após confimar com a emrpesa aérea, confirme também qual o tamanho do kennel permitido dentro da cabine. A Lua tem uma bolsa da marca sherpa, que eu particularmente adoro. Super prática de carregar, e a Lua gosta bastante. Sempre verifique se o tamanho é adequado para o animal, pq vc não vai querer seu bichinho apertado em um canto por várias horas!
From Google Images
O próximo passo são os documentos.

O primeiro, é a carteirinha de vacinacao do seu animal comprovando que as vacinas estão em dia. Este documento deve ter a identificação do laboratório, o lote da vacina, quando o animal foi vacinado e qndo ele precisa ser revacinado. Aqui nos USA existe a possibilidade de vacinas que duram 3 anos (até onde sei, não existe no Brasil) por isso é muito importante, na carteirinha, o veterinário marcar bem quando o animal deve ser vacinado novamente. Desta forma, seu animal não precisará ser revacinado no Brasil.

Todo os documentos do seu animal devem estar identificado com o nome do animal, nome do dono, tipo do animal, data de nascimento e sexo.

Em seguida, é necessário o International Health Certificate. Para emissão deste Certificado, vc precisa levar o seu animal em um veterinário licenciado que possa emitir o certificado (o consultório que vc frequenta saberá te informar se eles podem emitir o IHC).  Este certificado precisa ser feito exatamente 10 dias antes de vc viajar. O veterinário deve verificar a saúde do animal, e atestar que ele está liberado para a viagem. Após adquirir o certificado no consultório, o mesmo deve ser endossado por um veterinário da APHIS (Animal and Plant Health Inspection Service). Ligue para o escritório da APHIS de onde vc mora, e se certifique como vc deve proceder para que o seu certificado seja assinado. Aqui em Michigan não é necessário ir até o escritório deles. Eu envio os documentos que precisam ser assinados via correio, com um cheque pagando a taxa de $37, e um envelope priority mail já selado e preenchido. Eles sempre me enviam o documento assinado no dia seguinte que eu envio, eles são super rápidos!

Acho todo o processo de viagem super tranquilo, e nunca tive nenhum problema em embarcar com a Lua. Voando Delta, eu pago uma taxa de 150 dólares para ida e volta. A Lua é hiper tranquila, e já está acostumada com viagens. Ela ainda sofre com o pouso e decolagem (imagino que a pressão nos ouvidos dela seja horrorosa) por isso, sempre dou um pouquinho de Maracugina para ela, para ajudar a relaxar rsrsrs. As regras da Delta é que vc deixe o animal debaixo do assento a sua frente, mas admito que sempre tiro a Lua da bolsinha dela. Até hoje só uma aeromoça chamou minha atenção, mas no geral, o pessoal sempre foi super bacana e sempre brincam com a Lua durante o vôo! Ela é muito tranquila, e quando no meu colo, ela forma uma bolinha e dorme o tempo todo. Ela é uma preguiça só, desta vez, uma aeromoça perguntou se ela era de verdade rsrsrs

Para viajar dentro do USA, é preciso ligar para o APHIS do local de destino, e verificar quais o documentos necessários. Até hoje só me pediram a carteira de vacinação, então não sei dizer se há algum estado que precise de algo diferente.

Sobre o retorno para o USA, fica para outro post!

Comments

  1. Aline, SEMPRE quis ler um post desses! O Dave tb amou o preço que a Delta cobra! Agora estou SUPER feliz! heh
    Perguntas:
    Como a Lua vai ao "banheiro" durante a viagem?
    Quantos anos ela tinha na primeira vez q foi ao Brasil?
    Depois q vc chega no Brasil, como viaja com ela? (No nosso caso, podemos ir de carro pra NYC e pegamos um voo direto p SP, mas em SP temos q ir p Fortaleza e MORRO de medo de algo acontecer com ele na viagem SP- Fortaleza)
    VC levou a Lua para aulas, tipo treinamento?

    Desculpa aí... sei q é pergunta demais... hehe

    Beijão!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Aliiiine!! Por favor, manda no meu e-mail mesmo! (Preferi responder aqui pq tu vai ver antes! hehe)
      Eu e Dave ficamos super felizes com teu post! Tu n tem noção! Já até falei p minha mãe q ele vai ao Brasil com a gente na próxima viagem!!
      Obaaaaa!

      Delete
  2. Nem me fala desse trabalho todo... A Poli devia era ter um passaporte...a bichinha tem mais milhas do que muita gente ;)
    Ah, a United tb deixa a gente viajar com eles na cabine em vôos internacionais. Ainda não me informei se agora, depois do merger da United/Continental, a gente pode viajar na Continental com eles na cabine (sei que na United ainda tá rolando, pois a Poli viajou várias vezes para o Brasil depois de maio de 2010, quando o merger foi feito...)
    Eu viajo bastante com a Poli dentro dos EUA (NY, FL, IL e DC) e até hoje, tecnicamente só precisei da carteira da vacinação (digo tecnicamente, pq até hoje, só me pediram a carteira duas vezes, e durante quase dois anos, a Poli ia comigo para Chicago 2 vezes por mês...)
    Sabia que a Poli também fica bem incomodada com pouso/decolagem?! Ela é MEGA tranquila durante o vôo todo e nunca dou remédio, mas na decolagem ela fica meio agoniadinha... (e assim como vc, sempre tiro ela da bolsa, meio que escondido, e ela passa o vôo todinho dormindo no meu colo, debaixo de uma pashmina ou casaco) Acho que o truque é mesmo acostumar o cachorrinho a ficar na bolsa, coisa que não é tão fácil assim se eles nunca viajaram quando pequenos. Uma coisa que ajudou bastante a Poli no início era colocar dentro da Sherpa uma meia usada do meu marido (ok, meio porquinho, mas a Poli se sentia "em casa" com o chulé dele...)
    Vcs já levaram a Lua para outros países? E para lugares que vcs ficam em hotel? Já levaram? Queria muito levar a Poli para a California, mas fico preocupada se seria meio chato para ela, pois em hotel, me falaram que o cachorro tem que ficar preso em um crate durante o dia...
    Beijinhos!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi, la vai uma dica! viajo sempre com a katherine, e dentro do Brasil a gol NAO permite viajar com eles na cabine, em contra partida a TAM e' SUPER legal e eles ajudam em tudo, inclusive, precisei fazer uma viajem de emergencia Brasilia/Rio e permitiram ate que eu voasse sem a vacina (por ser emergencia), mas o fato e' que dentro do Brasil a TAM e' nota mil!

      Delete
  3. Poxa sempre achei que viajar com animais de estimacao fosse mais trabalhoso. Mas e tudo bem tranquilo, so uma questao de pesquisa e providenciar os documentos.
    Beijinhos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Monique, eu nunca tive nenhuma experiência ruim com a Lua, sempre foi bem tranquilo, sempre programo a viagem já cuidando das cosias dela. Toda vez que viajamos, na minha bolsa de mão tenho todos documentos (meu, marido e Lua) separados em pastas com cores diferentes rsrsrs a organização torna tudo mais fácil!!! Bjusss

      Delete
  4. Nossa, amei esse post! Pretendo ter um gato, provavelmente ano que vem. Vou precisar reler, nao apague! haha!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Fanny, pode ficar tranquila que o post não será apagado. rsrs Em breve vou fazer o do retorno para o USA. Bjusss

      Delete
  5. Aline,

    Eu amei o post, eu lembro que uma vez tu comentou la no blog que nao era tao caro e super tranquilo =). Tambem tenho a curiosidade de saber como a Lua vai ao "banheiro" hehe.

    Beijos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Van,rsrs a viagem aqui de Ann Arbor para SP dura cerca de 11 horas, então a Lua segura. Ela é fresca e só faz as necessidades se for na grama, e além do que, 10-11 horas é o período que ela dorme por noite, então é o que ela está acostumada a segurar as necessidades. Bjusss

      Delete
  6. Obrigada pelo post!!!! Me ajudou muito, mas vou esperar ate Agosto pra ter um cachorrinho por aqui, nao terei tempo de providenciar tudo isso pra minha ida ao Brasil em Maio.
    Que bom que a Lua faz mol social com o pessoal no aviao, hehehehe... Assim ajuda a viagem dos que gostam de animais mais feliz :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Fernanda, mto de nada ;) Em breve vou escrever um de retorno ao USA. Realmente, falta bem pouquinho para vc viajar, por isso é melhor deixar para ir atrás de um bichinho qndo voltar. Desta vez, na ida para o Brasil, tinha bastante criança no avião, então a Lua foi a sensação rsrsrs a criançada ficou a viagem toda fazendo carinho nela rsrs Bjusss

      Delete
  7. Olha... Agradeço aos céus por nunca ter precisado viajar com Joana e Carminha, porque desde que perderam a gata de uma amiga em uma conexão em Manaus, todo mundo ficou traumatizado! Principalmente a gata dela depois que foi encontrada... ¬¬

    =***

    ReplyDelete
  8. Nossa Carol, que situação mais chata, imagino o como deve ter sido terrível para todos. Por estas razões, só viajo com a Lua se ela for na cabine comigo, tenho pavor de despachar ela com as malas!!! Bjuss

    ReplyDelete
  9. Oi,
    quais foram as medidas do kennel para viagem na cabine que a Delta passou para você? Me passaram um tamanho que não existe.

    Obrigada.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Nandinha, para te ser sincera, na época que comprei a bolsa para a Lua eu peguei as recomendações de tamanho no website da Delta, e o tamanho da minha bolsa é 19" L X 11.75" W X 11.5" H , lembrando que este tamanho é em inches. Não se esqueça tamb~em que a bolsa precisa ser em material maleável! Bjs

      Delete
  10. Oi Aline....esse post embora antigo caiu do céu!!!! Será que vc pode me ajudar pleaseeeee.



    Td bem???

    Espero que vc veja minha mensagem a tempo.

    Minha irma mora em Troy-Michigan, estou indo visita-la no dia 19 de de Dezembro com retorno ao Brasil no dia 06 de Janeiro.


    Tenho uma York que amo de Paixao ela tem 3 Kg e vai viajar comigo na Cabine a documentaçao para entrada nos EUA está td OK.

    Atestado de Saude, CZI e carteirinha em dia .

    Estou super nervosa e ansiosa então se pude r me dar umas dicas agradeco MUITOOOOOO.


    Primeiro como é em relaçao a companhia aerea...eles sao muito chatos em relaçao a carrier BAG?

    A minha é da Marca SHERPA tbem a minha pequena consegue deitar e se virar, mas confesso que é um pouco pequena para ela ter espaço para se sentar sem bater a cabeça.....Será que a companhia aerea pode nao permitir que ela viaje nessa mala??? Eles me passaram tanats medidas diferentes que optei pela menorzinha com medo de ela nao caber em baixo da poltrona. Mas enfim ela já se acostumou e ama!!! Dorme que nem uma bolinha dentro.

    Segundo....Vi voce falando que depois de obtido o certificado de saude emitido por um veterinário autorizado que deve ser feito em 10 dias eu antes da viagem, devo postar para endorsamento do mesmo em um escritorio de USDA que fica na capital de Michigan, certo?

    Se eu mandar toda a documentaçao no dia que eu obter o certficado veterninario ou seja 10 antes da viagem vou recebre o certificado em tempo habil para a viagem.


    terceira pergunta como ocorre a verificaçao dessa documentaçao aqui no Brasil e nos EUA.


    Por favor me ajude!!! Se puder me dar dicas agradeço muito!!!


    Obrigada,

    Luciana

    ReplyDelete
  11. Quando for provável que venha encontrinhoooo!!!

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular posts from this blog

O Doído Adeus

Cagar não deveria ser tão complicado – parte 2

Eu e o conceito de limpeza nos EUA