Falar sem pensar - parte 1

Revirando meus rascunhos, encotrei este post. Sei lá pq não publiquei antes hihi

Praticamente todas as expatriadas e/ou suas famílias já ouviram perguntas e comentários dos mais diversos, por conta de morar fora do Brasil. Estes comentários/perguntas nunca me afetaram. Sempre achei que as pessoas que os fizeram sofrem de um problema que aflige muitas pessoas "não pensar antes de falar", o que sempre faz com que na verdade eu sinta pena dos infelizes.

Então vamos aos comentários/perguntas que colecionei com o passar dos anos de expatriada:

Pergunta/Comentário: É, esse pessoal que sai do Brasil para ficar ilegal nos outros países...
Quem escuta: Geralmente familiares
Situação: Velho jogo de falar entrelinhas. A pessoa pseudo-intelectual sabe que alguém da minha família está morando no EUA, e como minha família é pobre, a única explicação plausível é que eu estou ilegal por aqui.
Resposta: Nunca devemos dar "pano para manga". Meus familiares tentam, educamente, mostar para a pessoa que não devemos julgar ninguém, muito menos quando não sabemos os fatos. Minha irmã já se irritou algumas vezes, e fez questão de falar a minha realidade.
Realidade: Nunca fiquei ilegal no EUA. Vim para cá para fazer uma especialização e recebi uma proposta de emprego. Sim, minha familia é pobre, mas uma coisa que dinheiro não compra é ética profissional, determinação e força de vontade. Seja o que for que faço na vida eu me dedico 100%, e isto sempre me trouxe frutos.

Pergunta/Comentário: Nossa que esperta, está casando com um médico...
Quem escuta: Muitos da família e amigos.
Situação: A pessoa descobre que estou morando no EUA, e que vou me casar (casei) com um médico. Pronto, na mente fértil já me considera a espertona e solta a frase como se fosse o plano de vida de qqr mulher: crescer e casar com um médico.
Resposta: Ela não casou com a profissão, mas sim com a pessoa.
Realidade: Cospe prara cima que volta na testa. Meus pais sempre me falaram isso, e eu nunca dei muita trela. Sempre falei que não casaria com médico. Eu sempre generalizei a categoria rsrs. Na minha opinião, todo médico sofria de complexo de Deus e achava que todos eram esnobes (aprendi a minha lição de não generalizar), e no fim me apaixonei por um estudante de medicina. Ainda estou procurando a vida de glamour que as pessoas acreditam que os médicos têm. Sei sim que alguns médicos têm uma vida super boa, mas minha gente, sou a espertona, lembram?! Pois é, me envolvi com um estudante de medicina, que agora está no período de residência. Ele trabalha uma média de 80 horas por semana, tem 4 folgas por mês, e tem um salário de merda. Fora tudo isso, com o casamento, herdei uma dívida de "thousands of dollars" que ele tem por conta do empréstimo estudantil. E lógico, como sou espertona, escolhi um cara que gosta de trabalhar na terapia intensiva, que é uma das especializações com os menores salários para médicos, por estas bandas. Mas o mais importante de tudo, não casei com a profissão, casei com a pessoa maravilhosa que tem um coração enorme e que é um grande companheiro, todo o resto, corremos atrás juntos :)

Pergunta/Comentário: Está casando por conta do green card...
Quem escuta: A grande verdade é que a maioria fala nas costas. Minha gente, mundo é pequeno, e a gente sempre descobre quem falou o quê ;)
Situação: Qualquer oportunidade que pessoas, com muito tempo nas mãos, tem para fofocar da vida alheia.
Resposta:
Não temos direito a resposta pq é fofoca pelas costas hehehe
Realidade: Novamente, sou tão esperta que decidi me casar com um cara que não era cidadão americano até há pouco tempo. Perfeito golpe do Green Card, vcs não acham?!

Pergunta/Comentário: Ahh agora vc ficou metida, não quer comprar nada no Brasil
Quem escuta: Euzinha :)
Situação: Toda vez que vou em algum lugar e me recuso a fazer compras
Resposta:
Não compro pq sou pobre, e as coisas no Brasil estão muito caras.
Realidade: Minha gente, eu moro no EUA, Brasil nunca foi o paraíso das compras. Até parece que vou sair daqui de férias no Brasil e ficar fazendo compras?? Não né, eu vou no Brasil para visitar família e amigos...

Pergunta/Comentário: Ahhh mas vc ganha em dólares...
Quem escuta: Euzinha
Situação: Qndo estamos comentando como a economia está complicada.
Resposta: Jura?! (Não rola outra reação rsrs)
Realidade: Típica pergunta realizada sem usar a massa cinzenta. Minha gente, sim eu ganho em dólares, mas sabe qual o maior segredo?! Eu gasto em dólares, tarannnnnnn!!! Qual a diferença de quem ganha em reais e gasta em reais?!?

Pergunta/Comentário: Ahhh mas sua filha/irmã mora no EUA. Ela pode comprar para vc.
Quem escuta: Familiares
Situação: O povo tentando vender ou convencer meus familiares a adiquirirem algo
Resposta: Desde qndo fiquei rica?
Realidade: O povo acha que pq eu moro no EUA, "enriquei" e posso sustentar a família inteira, e que agora eles podem tudo. Minha gente, estou construindo minha vida como qualquer outra pessoa assalariada. Não nasci em família rica, não casei com ninguém rico, e nem ganhei na loto. Tanto eu qnto minha família trabalhamos por cada coisinha que conquistamos. Entendam, não é que não ache que rico não trabalha pelo que tem. A grande maioria trabalhou muito para chegar onde está, e super valorizo isso. Não sou despeitada, mas morar no EUA não é sinônimo de riqueza, e infelizmente ainda tem gente com este pensamento...


Ok, o post já está enorme rsrs em outro momento eu volto com mais pérolas dos grandes pensadores :)

Comments

  1. kkk ri muito com seu post...porque é exatamente o que acontece comigo..mudando alguns detalhes... A maioria dos meu amigos sabem que nao estou ilegal, pq vim como estudante... Mas 80% acham que casei pelo green card ou pelo dinheiro que eles acham que meu esposo tem...

    KKK realidade, morar na América nunca foi meu sonho, voltei pelo meu amor... Rsrs e assim como você ao invés de ter milhões trabalhamos juntos pra pagar todas as contas. O Bussiness dele as vezes dá lucro, as vezes cobre apenas as despesas...kkkk

    Eu assim como vc me casei pela pessoa maravilhosa que ele é, pela forma como ele me completa, pelo companherismo e amizade que temos, e pra falar a verdade sou apaixonada por ele....

    e quando aos "amigos" que acham que temos que comprar tudo pra parente sinto pena dos pobres...Ainda bem que as pessoas que a gente ama mesmo, sabem da verdade... bjo grande Boa semana

    ReplyDelete
    Replies
    1. Lia, impressionante como essas figuras aparecem na nossa vida né? O povo se preocupa tanto com o que a gente faz ou deixa de fazer, e esquecem de se preocupar com a realidade... Uma pena!!! Bjusss

      Delete
  2. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... Eh tipico isso Aline...

    Meus pais ja ouviram cada uma tambem, detalhe que eles ainda me ajudam financeiramente com os custos de moradia.

    Nao entendo como eles acham que soh pelo fato de morar aqui a gente eh rico!!!! ai, ai...

    ReplyDelete
    Replies
    1. Fe, é o povo que nem se dá ao trabalho de pensar para falar, e pior, julga sem nem saber a realidade. Uma pena!!! Bjusss

      Delete
  3. Ola aline! amei o seu post! Nao da vontade de socar essas figuras?! Beijo.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Re, bem vinda ao blog!!! Hoje em dia, eu aprendi a não me incomodar, mas já tive meus momentos revolta rsrsrs Bjuss

      Delete
  4. Aline, mulher... GRAÇAS AO MEU BOM DEUS não ouço, nem nunca ouvi nenhum comentário desse tipo, isso é coisa de gente doente, viu?
    Eu tento entender, fico tentando achar um motivo pras pessoas fazerem isso e só uma coisa explica: INVEJA.
    TB tem mta gente q acha q imigrar é chic! Mal sabem eles q é difícil e n tem nada de glamouroso...

    Só muita paciência mesmo!

    O post n tá longo n, viu? Eu tava adorando e de repente ele acabou! :(

    hehe

    BJO!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Rebeca, ainda bem q vc nunca precisou ouvir essas frases não pensadas!! É como vc falou, mta gente acredita que imigrar é fácil!! Que tudo é mar de rosas, e que ngm que mora fora do Brasil passa dificuldades... Uma mania de julgar que é terrível!!!

      Cortar o post é culpa do meu marido rsrs Ele fica reclamando que eu escrevo demais, e que todo mundo fica com preguiça de ler rsrsr Vou mandar ele parar de se intrometer nos meus posts rsrsrs Bjuss

      Delete
  5. Ah, que post ótimo! Eu não teria escrito melhor. Já ouvi praticamente tudo isso, até porque meu background é parecido com o seu. Até hoje minha mãe tem de explicar pras pessoas que eu não larguei meu emprego na Petrobras pra ficar ilegal aqui. Mas o que mais escuto é que eu sou rica. hahahaha... Eu antes ficava irritada, agora só dou risada. As pessoas são iludidas demais. Nem perco mais meu tempo explicando nada. Afinal, ninguém paga as minhas contas de RICA, né? hahaha... Beijo

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eli, falou tudo, este povo não quer pagar as nossas contas, mas adoram cuidar da nossa vida rsrsrs Eu já me incomodei com os comentários, mas hj dou risda, e tento convencer minha família para não se revoltar rsrsrs

      Delete
  6. Aline, eu me identifiquei muito com essas situacoes, eu tambem ja ouvi tanta coisa desse tipo, no inicio eu ficava super triste e chorava, mas depois aprendi a ignorar. Mas gente assim arruma motivo pra falar de qualquer coisa, seja por estarmos aqui, seja se voltarmos ao Brasil, se for morar na Europa, enfim...aff! O jeito e ignorar e seguir em frente. Amei seu post!!
    Beijinhos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Monique, infelizmente tem muita gente sem noção neste mundo!! Ainda bem que vc, agora consegue ignorar o que estas pessoas falam.Na verdade, é isto que elas merecem, nosso desapego!! O povo cria uma ilusão, se agarra nela e viram grandes julgadores!! Uma pena para eles, pq só mostra o qnto eles são ignorantes!!! Bjuss

      Delete
  7. hahahahhah Aline, jah ouvi (e minha familia jah ouviu tb) muitas dessas, com excecao do "casou com medico" porque Bryan nao eh medico haha. Mas o povo realmente nao tem nocao da realidade neh? Mas eh assim mesmo adoram falar. Na verdade os primeiros a julgarem sao os mesmos que dada a oportunidade casariam com um Americano por um Green Card, casariam com um medico por interesse... gente que faz comentario desse tipo ta na verdade desejando que isso tivesse acontecido com eles. A inveja eh uma merda mesmo (desculpa o palavreado). Uma vez uma familiar veio me contar que ouviu um-zinho lah dizendo que "a filha do Antonio pagou o marido pra casar com ela, porque ela nao tem condicoes de arrumar um marido gringo por si soh". Eh mole??????? hahahaahahahahahahh O mesmo que falou era pai de umazinha que tava dando encima do meu pai causando a maior discordia na minha familia. Eu geralmente nao dou bola, ignoro porque eh a maior respota pra esse povo, mas dessa vez eu falei algo. Mandei recado dizendo que eu pelo menos comprei meu marido, e a filha dele que ta tentando roubar o marido dos outros. Aff... hahahah Ve se eu aguento?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Nani, que povo sem o que fazer, não é verdade?? E o pior, é como este caso que vc citou, o povo se preocupa tanto em cuidar do nosso rabo que esquece de olhar o próprio... Uma tristeza!!! Horrível esta situação que vc citou, gentinha da pior espécie!! Bjuss

      Delete
  8. Aline,

    Como a Rebeca bem colocou, é inveja. E infelizmente, invejosos com a felicidade alheia existem no mundo inteiro. E não estamos aqui prá agradar a ninguém, senão sermos felizes ao lado de quem amamos. Muito legal este post.

    Bjo

    ReplyDelete
    Replies
    1. Beth, eu juro que nem entendo do que este povo pode ter inveja, eles nem sabem como minha vida é... Uma tristeza pensar que ainda tem tanta gente que julga as pessoas sem nem saberem os fatos... Bjuss

      Delete
  9. Aline, eu nunca ouvi isto,porque vim como estudante primeiro e depois vim com o K1 portanto, nunca ouvi nada do genero.

    Mas todo mundo acha que a vida aqui e puro glamour e etc. Gente e muito mais sofrida que no Brasil, tenho ralado tanto que as vezes da vontade de sair correndo, so por muito amor ao meu marido mesmo. Porque, o que ninguem entende e que aqui tudo e mais dificil para nos, cada conquista, cada passo requer muito mais esforco, tempo e dedicacao.

    Beijos,

    Van

    ReplyDelete
    Replies
    1. Van, ainda bem que vc nunca ouviu isso, mas geralmente este povo fala sem nem saber fatos. Eu vim para cá com uma proposta de trabalho, e casei com o meu marido 5 anos após estar por aqui, e ainda tem gentinha que pensa que foi meu plano de vida rsrsrs Se fosse um plano, como sou lenta hahahaha Bjusss

      Delete
  10. Aline,
    Eu escuto cada uma!!! Vc não tem nem noção...
    Ainda mais do pessoal do meu trabalho!
    Isso pq nem fui ainda pros EUA!!!
    Mas só pelo fato do Steve vir pra cá, o falatório já sai.
    Adorei o post!
    bjs

    ReplyDelete
    Replies
    1. Érica, impressionante como o povo não pensa antes de falar... Nem se incomode com o que vão dizer, pq este tipo de gente vai sempre achar algo para falar, seja verdade ou não. Não importa para eles os fatos, apenas o que a cabeça deles criam!!! Bjuss

      Delete
  11. Concordo com a Rebeca, o post não está longo não quando eu estava gostando acabou!
    Infelizmente algumas pessoas (entre elas os ditos amigos e até mesmo familiares) não conseguem ficar felizes com o sucesso de outras pessoas. E por isto, precisam achar "algo de errado", só para ter o que falar.
    Já ouvi muuuito na forma de "brincadeirinhas" que sou rica porque moro na Califórnia e tenho marido gringo e que estou ilegal aqui só porque não pude retornar ao Brasil ainda.
    Eu ficava chateada, tentava explicar, mas quer saber? Eu cansei, que pense o que quiser, ninguém paga as minhas contas ou vive a minha vida, e se a sua vida é tão medíocre que precisa ficar fofocando e falando da vida dos outros pra se sentir superior, que o faça!
    O que importa é que os nossos queridos sabem a verdade e isto pra mim basta!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eliana, culpa do marido que fica reclamando que meus posts são mto comprido :( É o que vc falou, não vale nem a pena tentar explicar. A verdade é que não importa o que dissermos, a "realidade" que este povo criou na cabeça nunca vai mudar!! O povo precisa falar para tentar ser superior, e nem percebe o quanto estão se rebaixando... Bjuss

      Delete
  12. Aline, vc tem que responder assim: que tal arrumar uma pia de louça bemmmmmm grande para lavar, ao invés de encher o saco??

    ReplyDelete
    Replies
    1. Hahahaha L., é excesso de tempo ocioso, com certeza rsrsrs Bjuss

      Delete
  13. Tem noção que eu fiquei falando sozinha enquanto lia teu post, falando coisas tipo: "ela tá casando com um médico, e ele tá casando com quem, pombas?"...

    Sabe que em minha família [que saiu do interior bem pobre também, mas hoje está melhorzinha de vida] nunca fez questão que qualquer um dos netos estudasse medicina? Sempre disseram que médico rala demais, ganha pouco, não tem vida... Só uma de nós [de 16!] fez medicina e agora está ralando fazendo residência em pediatria e mais dois plantões. A vantagem é que [sem querer babar por minha bebê, mas já babando] a bichinha tem vocação!

    Eu já estive com a papelada da mudança pro Canadá na mão, mas na hora H dei pra trás porque não conseguiria ficar longe da família. Aliás, esse povo deve achar que você tem o coração de pedra, né? Abandonou tudo e todos pra enricar no estrangeiro! Ninguém vê os perrengues que você passa por só contar com o marido e você mesma!

    Beijão e paciência! =D

    ReplyDelete
    Replies
    1. Carol, ri de vc falando sozinha rsrs Pois é, a cabeça do povo é tão doidinha que só marido tem valor, eu não :0 Na minha casa a mesma coisa, aliás que eu fui a primeira em mtas gerações da família a se formar. Meus pais sempre pegaram no nosso pé para estudar, mas nunca escolheram nossa profissão. Posso dizer que somos sortudas :)

      Mais pura verdade, Carol, mta gente tem o triste hábito de achar que a vida de imigrante é feita só de flores. Que não ter a família por perto é super fácil... Mtos pensam que somos egoístas... É triste, pq este tipo de gente vai sempre achar algo para nos julgar... Bjuss e mto obrigada

      Delete
  14. Aline...teu post disse TUDOOO!
    Olha, eu nem casei ainda e já ouço umas piadinhas de vez em quando. Fico triste, pq não escolhi me apaixonar por um americano e sei como vai ser difícil sair do meu Brasil.
    Mas as suas respostas são tão criativas q eu estou até me inspirando pra respostas futuras...rsrsrs!
    Bjos!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Pri, infelizmente tem gente que sempre vai achar algo para nos atormentar... Nem se incomode, é mais fácil para este tipo de gente achar que tudo vai ser flores do que entender a dificuldade da vida no exterior. Ria, pq este tipo de pensamento é digno de dó, e não podemos nos deixar afetar :) Bjuss

      Delete
  15. Hahahaha, ri demais! A do ilegal e a do green card tb já escutei.Infelismente essas pessoas tem uma visão muito irreal do que é morar fora do BR.parabéns pelo fato de saber lidar com esses coiotes que não tem mais o que fazer.

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular posts from this blog

O Doído Adeus

Cagar não deveria ser tão complicado – parte 2

Dormir não é uma arte que domino