Após tonsilectomia

Hoje completa 13 dias que fiz minha cirurgia, e finalmente estou com condições de escrever!!

Gostaria de agradecer à todos que deixaram mensagens tão carinhosas... Muito obrigada pelo carinho, pelos votos de melhoras, pelos emails... Enfim, por toda a preocupação, obrigada de coração!

Finalmente aprendi pq dizem que é melhor fazer esta cirurgia quando se é criança. Quanto mais novo, menos ligações nervosas nós temos nesta área, e consequentemente, menos dor no processo de recuperação. Outro fator que altera no processo de recuperação, é a forma que as tonsilas estavam conectadas à sua garganta. Aparentemente, nem todos temos os mesmo tipo de conexão, e quanto mais ligada ao músculo da região a tonsila está, maior será a dor que vc vai sentir no seu processo de recuperação. Por conta desta individualidade, algumas pessoas têm um pós operatório tranquilo, enquanto outras sofrem bastante. O meu caso, bom, o meu caso foi um pesadelo :(.

O dia da cirurgia foi super tranquilo. O cirurgia em si leva apenas 25 minutos. Demora mais para prepar o paciente do que todo o procedimento cirúrgico.

Cheguei no hospital 5:30 da manhã, e minha cirurgia estava marcada para as 7:30. Neste meio tempo, eu conversei com a enfermeira que fez milhões de perguntas para ter certeza que todas as minhas informações no prontuário estavam corretas. Conversei um pouco com o cirurgião e sua equipe, e também com o anestesista. O anestesista me fez mais um milhão de perguntas, pediu para eu fazer vários movimentos com a cabeça e ficou preocupado de como ele ia me entubar durante a cirurgia, pq minhas tonsilas eram muito grandes e ele não tinha visão das minha cordas vocais. Ele chamou a superior dele, que veio e analisou minha garganta, e chamou uma outra anestesista para ver a opinião dela, no final, ficaram 3 anestesistas para decidir como iam me entubar :). Decisão tomada, fui levada para a sala de cirugia, onde eles colocaram massageadores nas minha pernas para evitar a formação de coágulos :). Achei interessante que antes de começar a cirurgia o anestesista me perguntou qual era o meu procedimento, e após eu responder em voz alta ele perguntou para a toda equipe: " Are we all in the same page?" Todos responderam que sim e ele me colocou para dormir. A última frase do anestesista foi "I hope you will have sweet dreams".
Antes de ser levada para o centro cirúrgico. Marido fez um book, incluindo milhões de fotos das tonsilas antes e depois, mas vou poupar vcs da nojeira hehehe
Acordei pós cirurgia totalmente grogue. Uma enfermeira estava ao meu lado fazendo milhões de perguntas, e eu apagava e voltava rsrs Ela queria saber como estava minha dor, e constantemente ficava molhando minha boca com gelo. Nesta primeira fase do pós operatório eu tive reação alérgica a um dos trocentos medicamentos que tomei, e meu corpo ficou cheio de manchas e eu me coçava absurdo. Fiquei meio desesperada pq não conseguia engolir. Eu quase não sentia dor, mas estava super drogada, e morrendo de medo pq não conseguia engolir... Lembro vagamente do marido aparecendo por lá (uma excessão que abriram por ele ser funcionário da casa), mas fora isso não me lembro de muita coisa.

Após esta primeira fase, eles me transferiram para uma outra ala de recuperação, que é onde podemos ficar acompanhado do familiar. Eu estava tão drogada, que não lembro muita coisa nem desta fase rsrsr. Eu fui liberada do hospital no mesmo dia, com um monte de pain killers e antibiótico (profilático) para tomar em casa.

Marido me levando para casa. Eu linda, inchada e drogada, e com um monte de mancha de reação alérgica no pescoço
Os dois primeiros dias em casa foram tranquilos. Desde o começo me forcei a beber muita água, pq estava com muito medo de ficar desidratada, mas comida mesmo eu não conseguia engolir. Eu não tinha fome, e o cheiro de qqr coisa me enjoava. A medicação para dor tinha que ser tomada a cada 4 horas, e meu corpo não deixava que esquecesse nunca os horários, pq sempre começava a sentir dor quando se aproximava a hora de tomar remédio.

4 dias após a cirurgia eu arrisquei beber french onion soup (minha favorita) só o caldo, mas após 3 colheradas eu já fiquei enjoada. Após a cirurgia, a dor nos ouvidos, e a dor na garganta foram bem intensos. Eu sentia muito mucus no fundo da garganta, e isto incomodava demais. Eu não conseguia dormir mais de duas horas por noite, e deitar era (ainda é) impossível. Uma pilha de três travesseiros é necessário para que eu fique na cama. Minha língua ficou extremamente inchada após a cirugia. Eles colocam clipes na nossa língua para que fique fora da boca durante a cirurgia, e com isso dois hematomas enormes se formaram nas laterais da minha língua, e eu tinha tremenda dificuldade de movimentá-la.


Abrir a boca, falar, engolir... Enfim, tudo era um super sacrifício, e pq tudo fica inchado, vc constantemente sente que há uma bola no fundo da sua garganta que vc não consegue remover. Perdi toda a sensibilidade à sabores. Ainda não voltou :(

Apesar de um começo difícil, acreditei que cosneguiria me recuperar sem grandes traumas. Sou uma pessoa com uma boa resistência a dor, mas não estava preparada para o que veio depois do quinto dia de cirurgia. Eu não me sentia melhor, pelo contrário, sentia pior a cada dia. A dor só aumentava, já não me alimentava fazia dias, e assim continuou. Exatamente 7 dias após a cirurgia, o que ninguém queria aconteceu, e eu tive hemorragia.

Foi de madrugada, marido havia acabado de chegar após um plantão, e foi dormir. Ficar acordada com dor era o meu ritual noturno, e então comecei a sentir algo quente na minha boca. Eu não conseguia cospir após a cirurgia, então fui até o banheiro e apenas me debrucei na pia, e o sangue começou a jorrar da minha boca. Juro, comecei a tremer na hora! Meus ouvidos pareciam que ia estourar e minha boca não parava de sangrar. Antes de acordar o marido eu coloquei um pouco de gelo para ver se conseguia estancar o sangue, mas não adiantou. Acordei o marido que ligou para o otorrino de plantão, que avisou que tinhamos que ir para o hospital, pq estava tendo uma hemorragia que precisava ser controlada :( Fui para o hospital de madrugada, e fiquei internada. Eles cortaram o sangramento, fizeram uma cauterização (que doeu absurdo), e me fizeram ficar internada por mais um dia e uma noite inteira para ter certeza que eu não ia precisar fazer outra cirurgia.

Após sair do hospital eu tive dias de muita dor. Dores que me faziam chorar, e no fim só fazia tudo ficar pior, pois quando choramos produzimos mais mucus, e para alguém com dificuldade de engolir, o excesso de mucus é um pesadelo. Eu fui láaaaa no fundo do poço da recuperação para finalmente voltar de lá rsrs

12 dias após a cirugia foi a primeira vez que consegui comer alguma coisa, que foi uma sopa :) Sabe a história de um monte de sorvete após a tonsilectomia? Hoje foi o primeiro dia que consegui colocar algum sorvete na boca... Ainda sinto dor. É impossível ficar sem tomar a medicação, e como fiquei muito tempo sem comer, toda vez que como alguma coisa mínima fico extremamente enjoada, e por isso tenho que tomar medicação para enjôo. Estou sempre cansada, e fraca. Quando tomo a medicação, fico derrubada, durmo mesmo sem estar com sono, mas é o único jeito de controlar a dor.

A tonsilectomia foi (está sendo) um pesadelo para mim. Se vc conhece alguém jovem que está evitando fazer a cirurgia, aconselhe a fazer o mais novo que puder, pq com a idade fica mais difícil.

O procedimento é simples, mas a recuperação é longa e dolorosa. Muito mais longa e dolorosa do que imaginei. Estou muito longe de me sentir bem de fato, mas pelo penos já consegui postar por aqui ;) Aos pouquinhos vou tentar ir no blog de todo mundo que tanto gosto!!

Comments

  1. Alineee, tadinha!!!!!!!!!!!! Querida, que pesadelo! Espero que agora as coisas comecem a ficar mais tranquilas! Eu quando vi seu post que vc ia fazer a cirurgia, não queria te assustar, mas sabia que era um pesadelo. Tive uma amiga que fez quando já era adulta também, e também teve hemorragia e tudo, ela conta a receuperação com tom de pesadelo também. Mas o bom é que já passou, e é pra sempre. Nunca mais vc vai precisar por isso. Adeus Tonsilas! =p Beijo e melhoras!!! =)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Tacinha, realmente a coisa foi terrível!! Eu havia escutado vários casos de pessoas que tinham sofrido bastante após a cirurgia, mas juro que não achei que seria tão difícil... Muito obrigada, flor!! Bjuss

      Delete
  2. Ohh que do de voce e dessa dor toda. Mas isso foi para o seu bem e de uma certa forma, melhor fazer isso agora do que daqui alguns anos. Fiquei feliz em saber que o processo de recuperacao ta comecando e voce ja ta um pouco melhor. Melhoras pra ti e torcendo pra essa dor toda passa logo!
    Beijinhos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Monique querida, tenho que focar no resultado final rsrs É ótimo sentir, finalmente, que estou melhorando!! Mto obrigada, linda! Bjusss

      Delete
  3. Ooo Aline...
    Estava pensando em te enviar um email, porque gostaria de saber como você estava se recuperando...
    Sinto muito em saber que você passou por este sufoco todo, mas graças a Deus que você está se recuperando.
    Melhoras e fica com Deus!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eliane, mto obrigada!!! Foi bem difícil, mas agora posso dizer que a cada dia estou me sentindo melhor!!! Mto obrigada pelo carinho e pela preocupação!! Bjuss

      Delete
  4. Ainnnn Aline, q dó de vc :-(
    Vc passou por coisas terríveis e fico feliz q está conseguindo aos poucos se recuperar.
    Força amiga, pensa q logo toda essa loucura vai passar.
    Melhoras lindona!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Pri, a coisa foi terrível, mas agora cada dia estou melhorando!!! Espero, em breve, poder me sentir 100% de novo!! Obrigada pelo carinho!!Bjuss

      Delete
  5. Ai que doh Aline!!! Oh meu Deus. Bom ver que agora esta recuperando. Logo logo voce voltara ao normal voce vai ver. Menina que coisa. Realmente nao deve ser facil neh. A gente esquece que o simples fato de engolir ateh saliva faz doer. Soh quem passa mesmo pra saber (eu nunca tive) mas jah tenho uma nocao pelas dores de garganta que andei tendo. E nao sao nem um terco do que as suas sao. Espero sinceramente que voce melhore rapidinho e que possa sentir o gosto do sorvete logo. :) Fica bem viu. Um beijo grande.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Nani, querida, mto obrigada!!! Realmente o processo todo foi difícil, mas agora estou me sentindo melhor a cada dia!! Ainda não sinto o gosto de comida direito, e não dá para comer nada muito sólido, mas eu chego lá :) Mto obrigada pelo carinho!! Bjuss

      Delete
  6. Ow Aline!!!! Li o post e pensei q tivesse comentado. Voltei pra saber mais notícias e n vi meu comentário. Se eu tiver comentado, esquece esse comentário e aceita só o outro. hehe

    Olha, fiquei pensando muito em ti, viu? Vi no FB que vc tinha tido hemorragia. Claro q sabia q vc ia ficar bem, mas isso n quer dizer q vc n tenha sofrido muito. Fiquei pensando na Lua! Quem cuidou dela? Queria poder ajudar.

    GRAÇAS a Deus vc tá melhor! Teus pais devem ter ficado angustiados...
    VC já tá conseguindo comer, querida? Que carinha triste essa tua na foto de cadeira de rodas. Minha nossa! Deu p sentir um pouquinho de dor aqui. Prometo!

    Melhores, querida!

    Muitas bênçãos de Deus p vc.
    Com amor,
    Rebeca
    xoxo

    ReplyDelete
    Replies
    1. Rebeca, florzinha, este foi o único comentário :) Mto obrigada pelo carinho, pela força, e pela preocupação!! No fim, eu fiquei sozinha no hospital para o marido poder ficar com a Lua. Ela consegue passar um bom período sozinha, mas nunca deixamos ela ficar mais de 12 horas sem dar uma volta, pq ela não faz nenhuma das necessidades em casa!! Vc já ajudou com as orações e carinho!!! Mto obrigada mesmo! Bjuss

      Delete
  7. Oi Aline queridaaaaaaaaa!!!
    Que bom ver seu post, confesso que estava com saudades de vc!
    Não te visitei antes pq meu HD morreu e eu fiquei sem PC.
    Que coisa horrível deve ser essa cirurgia!!!
    Meu Deus, vou orar pra sua recuperação!
    bjs e fica bem tá?
    =)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Érica, querida, mto obrigada!!! Estou bem melhor, e acho que o pesadelo passou rsrs Obrigada pelo carinho e pelas orações!! Bjuss

      Delete
  8. Que sufoco! Espero que isso tudo acabe logo, Aline! Que a sua recuperacao seja o mais rapido possivel!! Um beijao!!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Barbarella, estou bem melhor!! Ainda não sinto gosto de comida, e ainda não consigo comer nada mto sólido, mas acredito que o pior já foi!!! Mto obrigada!! Bjuss

      Delete
  9. Aline que tormento, esse seu post serve é de alerta, meus três primos que operaram, o mais velho devia ter uns 7 ou 8 anos qdo operou, os outros foram mais jovens ainda, e não tiveram nada como te disse, caso algum dia filhos ou sobrinhos tenham problema e venha a ouvir de um medico que é necessário remover as danadas durante a infância certamente acatarei a decisão pq passar esse perrengue que vc esta passando não é fácil não, que vc se recupere o mais breve possível, melhoras e a única boa noticia é que qdo tiver se recuperado por completo nunca mais vai ter incomodo devido as inflamações, abraço.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Fernando, mto obrigado!!! Sabe que eu até brinquei que se tiver filhos, de forma profilática, eu já vou mandar tudo para cirurgia ainda quando criança rsrs Acredito que o pior passou, mas que a coisa toda foi um pesadelo, isso foi!! Bjuss

      Delete
  10. Hj completo 7 dias d cirurgia e pelo li,so vc entende meu sofrimento. Jesus!!!
    Vc descreveu exatamente oq to passando.
    ..

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular posts from this blog

O Doído Adeus

Cagar não deveria ser tão complicado – parte 2

Eu e o conceito de limpeza nos EUA